Voltar

PASTOR PEREGRINO

Dados da Peça
Designação/Título: PASTOR PEREGRINO
Autor: Anjos Teixeira (filho) (1908-1997)
Morada: Jardim Luís de Camões
Freguesia: União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Concelho: Leiria
Coordenadas GPS: 39.744717, -8.806340
Data de Inauguração: 1959
Promotor: Ministério das Obras Públicas (?)
Materiais da Peça: Mármore
Dimensões/Medidas
Altura: 409 cm
Outras Dimensões Importantes: Escultura: 240cm; Base: 79cm x 11cm; Plinto: 90cm x 90cm
Descrição/Tema: Estátua em mármore branco, de feição naturalista num ideário de aproximação à estética tardo-romântica, desenvolvida em várias obras do escultor Artur Anjos Teixeira, pai e mestre do autor deste trabalho. A escultura encontra-se sobre um plinto cúbico revestido a mármore. O artista inspira-se numa figura pastoril da obra do poeta de Leiria “Rodrigues Lobo”, que representa o próprio poeta. O escultor Pedro Anjos Teixeira apresenta um quadro bucólico, composto por um homem musculado com indumentária de pastor, segurando na mão direita um cajado e na esquerda as patas de um pequeno cordeiro que descai do seu braço com a cabeça voltada para uma ovelha que surge no mesmo lado aos pés do “pastor”, de cabeça erguida na sua direcção.
Historial: Segundo a data insculpida na base, a estátua foi realizada pelo escultor Pedro Anjos Teixeira em 1957, posteriormente foi oferecida pelo Ministério das Obras Públicas da altura à Câmara Municipal de Leiria.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005 Alerta Leiria, Ed. do Agrupamento nº 127 do Corpo Nacional de Escutas, Leiria
Fotógrafo:  Susana Paiva
Ano Registo Fotográfico: 2004