Voltar

MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA

Dados da Peça
Designação/Título: MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA
Autor: Desconhecido
Morada:

Jardim dos Paços do Concelho / Rua dos Paços do Concelho

Freguesia: União de Freguesias de São Miguel, Sta. Eufémia e Rabaçal
Concelho: Penela
Coordenadas GPS: 40.029291, -8.389912
Data de Inauguração: 1921
Materiais da Peça: Pedra
Descrição/Tema:

Construído segundo um modelo relativamente uniformizado de padrão de guerra, o Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Penela é constituído por um pilar assente numa base quadrangular, com diversos elementos da simbologia cívica e patriótica republicana. “

“Monumento erguido em homenagem aos combatentes da Grande Guerra Mundial. Na estátua destaca-se a esfera armilar, a cruz de Cristo e o brasão de armas de Portugal.”

Na base do padrão está uma placa com a seguinte inscrição: “Aos combatentes mortos pela Pátria. Homenagem dos combatentes da Grande Guerra.

Historial:

 

“No ano de 1920, o dia 10 de Junho «será considerado feriado nacional e dedicado à inauguração dos monumentos concelhios em homenagem aos portugueses mortos pela Pátria na Grande Guerra, em África, em França e no mar.

………………………………………………………………………………………………………………………

O modelo lançado pela JPN em Janeiro de 1920 assumiu-se como a forma mais comum em Portugal, com cerca de vinte e cinco exemplares espalhados pelo país, maioritária, mas não exclusivamente, no Norte do país, a que numa fase mais avançada poderia ser adossado um serrano. A simplicidade dos padrões leva à sua desconsideração. Com desenho muito fraco, seguiram um esquema mais ou menos uniforme, traduzido numa coluna ou pilar assente em base de configuração e dimensões variáveis e com o inevitável coroamento de Cruz de Cristo ou Esfera Armilar – a inevitável simbologia cívica e patriótica. Apesar da maioria de exemplos seguirem esta linha, outros, consideravelmente em menor número, assumem duas outras formas: a cruz de guerra, agigantada e verticalizada, e a coluna quadrada e alta, a que no topo se adossa o escudo.”

Bibliografia:

https://portugal1914.org/portal/pt/historia/espacos-e-patrimonio/item/3708-monumento-aos-mortos-da-grande-guerra-de-penela 2019 :

Fonte

Comissão dos Padrões da Grande Guerra, Relatório Geral da Comissão (1921-1936), Lisboa, C.P.G.G., 1936; Relatórios de Gerências da Liga dos Combatentes da Grande Guerra; Relatórios da Junta Patriótica do Norte.

 

https://www.allaboutportugal.pt/pt/penela/monumentos/homenagem-aos-mortos-da-grande-guerra-2  2019

http://ultramar.terraweb.biz/06livros_ligadoscombatentes_Monumento_aos_Combatentes.htm  2019

https://sites.google.com/site/padroesdagrandeguerra/padroes-da-grande-guerra/penela 2019

https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10401.pdf    2019, p.12

Fotógrafo: Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005