Voltar

INFANTE D. PEDRO

Dados da Peça
Designação/Título: INFANTE D. PEDRO
Autor:

João Cutileiro (1937-2021)

Morada: Praça da República
Freguesia: União de Freguesias de São Miguel, Sta. Eufémia e Rabaçal
Concelho: Penela
Coordenadas GPS: 40.029575, -8.390632
Data de Inauguração: 2002
Promotor:

Câmara Municipal de Penela

Materiais da Peça:

Mármore e cimento

Descrição/Tema:

Escultura iconográfica do Infante D. Pedro apenas em torso com soluções e técnicas que traçam a inovação e rompimento da escultura académica e classizante, a execução da figura com fragmentos de mármore de cores diferentes, em assemblage com molde em betão, com apontamentos na pedra sem polimento, é assente num cubo de mármore.

Historial:

O Infante D. PedroI (1392-1449), irmão de D. Duarte e filho de D. João I, D. Pedro é, no plano da filosofia, o segundo pilar da Ínclita Geração, tendo ambos servido, sobretudo desde Oliveira Martins, para simbolizar os dramas de alternativa da nossa história. O Infante D. Pedro tem sido nomeado, com justiça aliás, como representante do cosmopolitismo e do Portugal moderno, oposto ao sedentarismo e ao espírito mais cavaleiresco de seu irmão. Viajante ilustrado pelos mais reputados centros universitários da Europa culta do século XV, ninguém mais do que ele pugnou pela abertura do país à dinâmica cultural europeia, sublinhando a cultura como a mais importante fonte da grandeza das nações. Entre as suas obras mais relevantes contam-se o Livro da Virtuosa Benfeitoria (escrito pelo seu confessor Frei João Verba, com base em texto inicial do Infante) e a Carta de Bruges…”

Bibliografia:

-http://www.uf-smiguelstaeufemiarabacal.pt/praca-republica.html (2018.08.09)

- https://issuu.com/municipiodepenela/docs/infante7, 2018

- https://www.noticiasaominuto.com/cultura/1045389/maquetas-de-esculturas-publicas-  de-joao-cutileiro-expostas-em-evora, 2018

­ http://cvc.instituto-camoes.pt/filosofia/m7.html   2019

Fotógrafo: Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005