Voltar

BUSTO DR. MÁRIO BRAGA TEMIDO

Dados da Peça
Designação/Título: BUSTO DR. MÁRIO BRAGA TEMIDO
Autor:  
Morada: Largo de Santo Estevão
Freguesia:

Pereira

Concelho: Montemor-o-Velho
Coordenadas GPS:

40.187164, -8.582634

Data de Inauguração: 16 de outubro de 1993
Promotor: Freguesia de Pereira?
Materiais da Peça: Busto: bronze; Base: pedra
Dimensões/Medidas
Descrição/Tema:

Busto de arte contemporânea de inspiração realista, em bronze, assente sobre um pedestal paralelepipédico, em pedra, com a seguinte inscrição na parte frontal: “Ao médico, humanista e homem do teatro Dr. Mário Braga Temido homenagem da Vila de Pereira. 16.10.1993”

Historial:

Dr. Mário Braga Temido, médico, humanista e homem do teatro.

“O Dr. Mário Temido foi um ilustre cidadão, um abnegado médico e, simultaneamente, um homem de Cultura. Como cidadão lutou pela liberdade dos portugueses e portuguesas e combateu pelo exemplo e com denodada coragem e firmeza o regime ditatorial do Estado Novo. Sofreu pelas suas convicções sem nunca dobrar-se a comodismos e suportou com dignidade as perseguições que foi alvo. Um exemplo de cidadania. Teve uma diversificada e profícua atividade associativa integrando os corpos gerentes do Orfeão Académico da Universidade de Coimbra (1935-36), da Associação Académica de Coimbra (1935-36), do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, do Ateneu de Coimbra e, ainda, como autarca, foi presidente da Junta de Freguesia da Sé Nova. Enquanto médico, foi um brilhante estudioso da malária (as conhecidas ‘sezões’ ) tendo publicado vários estudos sobre este tema. Distinguiu-se, contudo, no exercício de uma atividade de assistencial médica em meio rural, na aldeia de Pereira (concelho de Montemor-o-Velho) onde os ideais filantrópicos de vida e o empenho por uma intervenção médico-social generosa e altruísta viveram aliados à bondade dos gestos e às boas práticas. Foi um ‘Dr. João Semana’ mais empenhado socialmente e muito para além da imagética literária que nos legaram os escritos de Júlio Dinis (in “As Pupilas do Senhor Reitor”). Como homem da Cultura teve uma relevante atividade no campo da dramaturgia, trabalhando e encenando várias peças de teatro, quer no TEUC, quer na Secção de Teatro do Ateneu de Coimbra, onde deixou indeléveis marcas ainda hoje recordadas. 

São estes atributos e - não sejamos modestos - as exemplares virtudes que o Ateneu de Coimbra e a Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos resolveram exaltar na figura de um homem pleno e digno no campo da cidadania, da política, do associativismo, do Humanismo e da Cultura – o Dr. Mário Braga Temido.”

Bibliografia:

https://www.allaboutportugal.pt/pt/montemor-o-velho/monumentos/busto-do-doutor-mario-braga-temido 2017

https://www.facebook.com/ateneu.de.coimbra/photos/a.934271159919146/2161280300551553/?type=1&theater 2019

Algumas informações cedidas pela Junta de Freguesia de Pereira.

Fotógrafo: Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005