Voltar

HOMENAGEM À MÃE GANDARESA

Dados da Peça
Designação/Título: HOMENAGEM À MÃE GANDARESA
Autor: José Plácido (n. 1961)
Morada: Rua Padre S. Miguel
Freguesia: Seixo
Concelho: Mira
Coordenadas GPS:

40.463650, -8.721091

Data de Inauguração: 2001
Promotor: Junta de Freguesia do Seixo
Materiais da Peça: Pedra de Ançã
Materiais da Base de Assentamento: n.d
Dimensões/Medidas
Altura: 356cm
Outras Dimensões Importantes: Estátua >: 320cm x 180cm; Base: 36cm x 210cm x 119cm
Descrição/Tema: Grupo escultórico de arte contemporânea, figurativa, no seguimento de uma plástica semelhante a outras obras de José Plácido, nomeadamente “Mulher Gandaresa” (1995) - Tocha “Casal Gandarês” (1999), “Aos Caniceiros Defensores do Pinhal do Povo” (2001), na Caniceira - Tocha. A obra encontra-se integrada no meio da povoação, num pequeno largo, sobre uma base paralelepipédica horizontal, constituída por três figuras de tamanhos diferenciados, representando uma “Mãe grávida e um casal de crianças”, com indumentária do princípio do séc. XX, a “mulher” com o chapéu e lenço tradicional da região. A figura da “mãe” está esculpida num monumental monobloco de pedra, enquanto as dos “filhos”, de menores dimensões, estão ambas esculpidas no mesmo monobloco, no entanto uma mão do rapaz que segura o avental da “mãe”, integra-se na mesma massa desta.
Historial: Obra encomendada ao autor, pela Junta de Freguesia do Seixo, segundo inscrição na sua base, como homenagem à mulher, em comemoração do dia da Mãe “AGORA E PARA SEMPRE HONRA E GLÓRIA À MÃE GANDAREZA”.
Bibliografia: IV Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, Cantanhede 2005http://sites.google.com/site/placidojoseplacido/curr%C3%ADculo, 2010-12-01
Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005