Voltar

RELEVO DA FACHADA DO TRIBUNAL DA LOUSÃ

Dados da Peça
Designação/Título: RELEVO DA FACHADA DO TRIBUNAL DA LOUSÃ
Autor: Joaquim Correia
Morada:  Avenida de  S. Silvestre, n.º 125
Freguesia:  Lousã
Concelho: Lousã
Coordenadas GPS: 40.112236, -8.243939
Data de Inauguração: 1982
Promotor: Ministério da Justiça
Materiais da Peça: Bronze
Dimensões/Medidas
Altura: 206cm
Outras Dimensões Importantes: 206cm x 130cm
Descrição/Tema: Relevo alusivo à Justiça, integrado na fachada principal do edifício do tribunal da Lousã. É de arte contemporânea, constituído por vários símbolos da justiça - uma figura feminina erecta, sem venda nos olhos, que segura na mão esquerda as Tábuas da Lei, alusivas à “Lei das 12 tábuas” e na direita segura ao alto, “um ramo de louro, alusivo a um código representativo da lei, e de ambos os lados, como se emergissem por detrás da figura feminina, surgem 4 representações iconográficas cada qual com uma faixa inscrita com o nome que simboliza, “Força, Justiça, Prudência e Temperança”. Esta obra apresenta alguma rigidez formal que lhe concebe um caracter hierático, fugindo à plasticidade que Joaquim Correia emprega em grande parte das suas esculturas, como por exemplo em dois monumentos de Leiria, o de Francisco Rodrigues Lobo e o de Afonso Lopes Vieira, algo intimistas. No entanto, não deixa de ser uma obra dentro do já defendido pelo artista “... a escultura não existe sem uma função, seja decorativa seja comemorativa, independentemente do espaço onde se situa. Não é nem nunca foi uma arte sem finalidade, nem uma ausência de sentido...” (PEREIRA, 2005).
Historial: O relevo foi encomendado a Joaquim Correia pelo Ministério da Justiça, para a fachada do edifício do Tribunal da Comarca da Lousã (projecto da autoria do arquitecto Luís Amoroso Lopes), inaugurado em 1982.
Bibliografia: Ministério da Justiça: http://www.mj.gov.pt/sections/o-ministerio/historia-do-ministerio/simbolos/, 2009-03-30.
Fotógrafo: Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005