Voltar

HOMENAGEM AO PESCADOR DA PRAIA DA LEIROSA

Dados da Peça
Designação/Título: HOMENAGEM AO PESCADOR DA PRAIA DA LEIROSA
Autor: António Nogueira (n. 1967)
Morada: Praia da Leirosa
Freguesia: Freguesia de Marinha das Ondas
Concelho: Figueira da Foz
Coordenadas GPS:

40°03'26.8"N 8°53'25.8"W

Data de Inauguração: 12.08.2000
Promotor: Junta de Freguesia de Marinha das Ondas
Materiais da Peça: Mármore.
Dimensões/Medidas 200cm x 100cm x 70cm
Descrição/Tema: Estátua de arte contemporânea, de inspiração realista. Localizada junto ao mar, integrada num conjunto arquitectónico, composto por dois paralelepípedos ao alto (onde assenta a estátua) a emergir de um espelho de água semicircular, uma configuração resultante da estrutura que o detém, na qual, em forma semelhante apresenta uma plataforma onde consta um poema “Mar Português”. Na envolvência circunda-o um muro que contém um painel de azulejos representando o mar com uma embarcação de pesca. A estátua retrata um pescador na sua actividade piscatória, segurando com a mão esquerda uma rede de pesca saindo do espelho de água. Apesar de ser uma figura monocromática, as texturas de configuração geométrica que o artista imprime na obra, particularmente nas vestes (calças e camisa), conseguem transmitir ao espectador a imagem de um tecido grosseiro em xadrez, associado a uma indumentária atribuída aos pescadores. A obra tem características semelhantes a outras do mesmo autor, espalhadas na Região, incluindo nesta mesma localidade a “Peixeira”.
Historial: Obra promovida pela Junta de Freguesia de Marinha das Ondas em homenagem aos pescadores da Praia da Leirosa, que, diariamente arriscam a vida no mar na faina piscatória, ganhando o sustento da família.
Bibliografia: CINTRÃO, Manuel da Costa, Marinha das Ondas na História e na Lenda, ed. Câmara Municipal da Figueira da Foz; Algumas informações sobre a obra foram cedidas pelo escultor António Nogueira.
Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005