Dados da Peça | |
Designação/Título: | TRAJE ACADÉMICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA |
Autor: | João Abel Manta (filho) (n. 1928) |
Morada: | Avenida Sá da Bandeira, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu) |
Freguesia: | Sé Nova |
Concelho: | Coimbra |
Coordenadas GPS: | 40.209539, -8.421361 |
Data de Inauguração: | 1961 (aplicação) |
Promotor: | Estado |
Propriedade: | |
Materiais da Peça: | Azulejo cerâmico |
Materiais da Base de Assentamento: | |
Dimensões/Medidas | |
Altura: | 300cm |
Largura: | 330cm |
Profundidade: | |
Diâmetro: | |
Outras Dimensões Importantes: | 300cm x 330cm (cada painel) |
Descrição/Tema: | Painéis de azulejo de caráter modernista. Encontram-se integrados na fachada principal do edifício do Teatro Académico Gil Vicente, exibindo cenas com a evolução do traje académico, da Universidade de Coimbra. Constituem um conjunto de sete painéis de composição figurativa onde predomina a linha e uma paleta de tonalidades castanhas sobre fundo branco, diferenciando-se essencialmente na composição cromática, dos outros painéis do mesmo autor, sobre as Atividades Culturais da Academia”, localizados na proximidade, no jardim da Associação Académica. |
Historial: | Os Painéis foram encomendados pelo Estado, no âmbito da construção do edifício da Associação Académica de Coimbra, tendo sido celebrado o contrato para a construção dos 7 painéis com João Abel Manta em Julho de 1960, o seu assentamento decorreu no ano seguinte, em Maio de 1961, na fachada onde ainda hoje se encontram (Teatro Gila Vicente e Salas de Ensaio). |
Bibliografia: | ROSMANINHO, Nuno, O princípio de uma “revolução urbanística” no Estado Novo, Coimbra, 1996. Os Edifícios da Associação Académica e o Teatro de Gil Vicente, in Monumentos, nº 8, Março 1998, Lisboa. ROSMANINHO,Nuno – O Poder da Arte: o Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra, Coimbra, 2001http://www.lisboapatrimoniocultural.pt/artepublica/azulejaria/autores/Paginas/Joao-Abel-Manta.aspx, 2011-10-10http://maps.google.pt/, 2011-10-24. |
Fotógrafo: | Paulo Abrantes |
Ano Registo Fotográfico: | 2004 |