Voltar

TRAJE ACADÉMICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Dados da Peça
Designação/Título: TRAJE ACADÉMICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Autor: João Abel Manta (filho) (n. 1928)
Morada: Avenida Sá da Bandeira, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Freguesia: Sé Nova
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: 40.209539, -8.421361
Data de Inauguração: 1961 (aplicação)
Promotor: Estado
Propriedade:  
Materiais da Peça: Azulejo cerâmico
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 300cm
Largura: 330cm
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: 300cm x 330cm (cada painel)
Descrição/Tema: Painéis de azulejo de caráter modernista. Encontram-se integrados na fachada principal do edifício do Teatro Académico Gil Vicente, exibindo cenas com a evolução do traje académico, da Universidade de Coimbra. Constituem um conjunto de sete painéis de composição figurativa onde predomina a linha e uma paleta de tonalidades castanhas sobre fundo branco, diferenciando-se essencialmente na composição cromática, dos outros painéis do mesmo autor, sobre as Atividades Culturais da Academia”, localizados na proximidade, no jardim da Associação Académica.
Historial: Os Painéis foram encomendados pelo Estado, no âmbito da construção do edifício da Associação Académica de Coimbra, tendo sido celebrado o contrato para a construção dos 7 painéis com João Abel Manta em Julho de 1960, o seu assentamento decorreu no ano seguinte, em Maio de 1961, na fachada onde ainda hoje se encontram (Teatro Gila Vicente e Salas de Ensaio).
Bibliografia: ROSMANINHO, Nuno, O princípio de uma “revolução urbanística” no Estado Novo, Coimbra, 1996. Os Edifícios da Associação Académica e o Teatro de Gil Vicente, in Monumentos, nº 8, Março 1998, Lisboa. ROSMANINHO,Nuno – O Poder da Arte: o Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra, Coimbra, 2001http://www.lisboapatrimoniocultural.pt/artepublica/azulejaria/autores/Paginas/Joao-Abel-Manta.aspx, 2011-10-10http://maps.google.pt/, 2011-10-24.
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004