Voltar

HOMENAGEM A MÁRIO SILVA

Dados da Peça
Designação/Título: HOMENAGEM A MÁRIO SILVA
Autor: Mário Silva - filho (1929 -2016) e Augustin Casillas (1921- 2016).
Morada: Junto à Ponte do Açude, no espaço verde integrado na saída em direção à Guarda Inglesa, Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas
Freguesia: Santa Clara
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: 40.2155449, -8.4424403
Data de Inauguração: 6 de Dezembro de 1985
Promotor: Câmara Municipal de Coimbra
Propriedade:  
Materiais da Peça: Bronze, pedra, betão e tijolo de burro
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura:  
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes:  
Descrição/Tema: Composição escultórica, de arte contemporânea, constituída por vários elementos de disposição equilibrada, em técnicas e materiais distintos. Apresenta uma sólida estrutura de grandes dimensões, aparentando um muro curvilíneo com diferentes espessuras e alturas, a aumentar gradualmente em volume e em altura de um topo para o outro. No qual se dispõem os restantes elementos, sobressaindo no topo a configuração de dois troncos, em material metálico, enquanto numa das faces surge o medalhão em bronze, de inspiração realista, que retrata o cientista Mário Silva, constando nas outras faces lápides com inscrições alusivas ao homenageado.
Historial: A obra em homenagem a Mário Silva (1901-1977), foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra. Sendo o risco do projeto da autoria de Mário Silva, filho do homenageado e o medalhão da autoria de Augustin Casillas, escultor de Salamanca.
Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005http://www.agustincasillas.com/casillas.php?pag=biografia, 2011-10-27http://maps.google.pt/, 2011-10-27.
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004