Voltar

BUSTO DO BISPO BASTOS PINA

Dados da Peça
Designação/Título: BUSTO DO BISPO BASTOS PINA
Autor: Costa Mota (sobrinho) (1877-1956)
Morada: Rua Vandelli, Seminário Maior de Coimbra, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Freguesia:  Santa Cruz
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: 40.202969,-8.420625
Data de Inauguração: 1963 (altura em que o busto foi colocado no Seminário Maior)
Promotor: Diocese de Coimbra
Propriedade:  
Materiais da Peça: Busto: bronze pedestal: pedra calcária
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 233cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: Busto: 68cm x 60cm x 35cm; pedestal: 165cm x 161cm x 65cm
Descrição/Tema: Busto em bronze de cariz naturalista, exibindo uma gramática presente na vasta obra de Costa Mota (sobrinho). A peça retrata o homenageado realçando marcas e feições de inspiração realista, uma característica frequente na obra do artista, nomeadamente nos diversos bustos que realizou, como o do Ator Taborda, no Jardim da Estrela, o de Rosa Araújo, na Av. da Liberdade (ambos em Lisboa), o do médico António Feio, em Seia, o de Guilherme Nunes Marinha, na Sertã, e o de Vaz Preto, no Lg. da Sé em Castelo Branco. O busto de Bastos Pinho encontra-se no Seminário Maior de Coimbra, sobre um alto pedestal com três secções, tendo nas laterais duas inscrições: “AO / BISPO CONDE D. MANUEL / CORREIA DE / BASTOS PINA / 1830 – 1913” (esquerda) “HOMENAGEM / NO CINQUEN- / TENÁRIO DO / SEU FALECI- / MENTO / 1963” (direita).
Historial: O busto foi realizado em 1935 por Costa Mota (sobrinho), esteve no Museu Machado de Castro até 1963, altura em que foi transferido para o Seminário Maior de Coimbra. Esta iniciativa foi promovida pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira, por ocasião das comemorações dos cinquenta anos, do falecimento do Bispo de Coimbra D. Manuel Correia de Bastos Pina (1830-1913). Este bispo foi impulsionador de muitas obras, contando-se entre elas, a renovação do edifício central e a construção dos dois edifícios laterais do Seminário Maior.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, António Augusto da Costa Mota (Sobrinho) in Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005 NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005http://www.diocesedecoimbra.pt/diocese/index.php?option=com_php&Itemid=92&pagina=bispos_antigos_ver&id=80, 2011-11-09Algumas informações foram cedidas pelo Seminário Maior de Coimbra.
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004