Voltar

BUSTO DE BISSAYA BARRETO

Dados da Peça
Designação/Título: BUSTO DE BISSAYA BARRETO
Autor: Francisco Franco (1885-1955)
Morada: Centro Hospitalar de Coimbra, Quinta dos Vales, Freguesia de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Freguesia: São Martinho do Bispo
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: 40.195639, -8.460697
Data de Inauguração: Década de 1940 (?)
Promotor: Emigrantes Portugueses no Brasil
Propriedade:  
Materiais da Peça: Busto: mármore; pedestal: pedra calcária
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 260cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: Pedestal 190cm x 59cm; busto 70cm x 40cm
Descrição/Tema: Busto esculpido em mármore, de caráter modernista dentro de uma gramática tendencialmente expressionista, inspirada na obra de Rodin. Tendência comum em muitos dos bustos que encontramos na vastíssima obra de Francisco Franco, nomeadamente nos bustos, do pintor Manuel Jardim, do Professor Reinaldo dos Santos, do escultor Afonso Lopes Viera, entre outros. O busto de Bissaya Barreto encontra-se integrado no Jardim do Centro Hospitalar de Coimbra (Hospital dos Covões), impondo-se ao espetador sobre um alto pedestal paralelepipédico com a inscrição “AO ILUSTRE PROFESSOR E BENEMÉRITO DOUTOR FERNANDO BISSYA BARRETO. HOMENAGEM DOS PORTUGUESES DO BRASIL”
Historial: A obra, da autoria de Francisco Franco, foi promovida pelos emigrantes portugueses do Brasil, em homenagem ao Doutor Bissaya Barreto (1886-1974), médico e professor catedrático, filantropo… Fundador do Hospital dos Covões, construído na década de 1920 com o objetivo inicial, de receber e educar, os órfãos dos soldados mortos na primeira Guerra Mundial, no entanto, nunca foi utilizado como tal, vindo a abrir em 1931 como sanatório antituberculoso para indivíduos do sexo masculino “Hospital Sanatório da Colónia Portuguesa do Brasil”.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005http://maps.google.pt/, 2011-10-27
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004