Voltar

VOZ DE MULHER

Dados da Peça
Designação/Título: VOZ DE MULHER
Autor: Manuela Madureira (n. 1930)
Morada: Avenida do Brasil
Freguesia: Cantanhede
Concelho: Cantanhede
Coordenadas GPS: 40.342251,-8.583624
Data de Inauguração: 2001 (execução)
Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede
Materiais da Peça: Pedra calcária Semi Rijo
Outras Dimensões Importantes: 360 cm x 130 cm x 55 cm
Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea. A artista afasta-se do talhe tradicional a partir de um monobloco de pedra, utilizando a técnica de ensamblagem em articulação com a criação de diversas texturas. Na parte inferior, a escultura tem a seguinte inscrição com a letra “D” em grande plano abrangendo todas as palavras “DITAMES / DIREITOS / DEVERES / DIGNIDADE / DA MULHER”.Segundo a escultora a obra “…simboliza a mulher heroína na busca permanente da justiça e honra, dando voz à defesa dos seus direitos, das suas opiniões, das suas regras e da sua dignidade. Para isso, nela se representa uma boca, lá bem no alto (acima da do homem e abaixo da de Deus), cujas palavras reflectem, sem desânimo, um conjunto de sentimentos, puros, mas sempre assumidos magnanimamente”.
Historial: Obra da autoria Manuela Madureira, concebida no âmbito do III Simpósio Internacional de Escultura de Cantanhede que decorreu entre 15 e 30 de Maio de 2001. Promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede.
Bibliografia: Criação: III Simpósio Internacional de Escultura de Cantanhede, ed. Câmara Municipal de Cantanhede 2001 http://www.escultor.com.pt/manuelamadureira 2010-02-17
Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005