Voltar

PEDRO TEIXEIRA

Dados da Peça
Designação/Título: PEDRO TEIXEIRA
Autor: Celestino Alves André (n. 1959)
 Morada:  Largo Pedro Teixeira
Freguesia: União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça  
Concelho: Cantanhede
Coordenadas GPS: N 40.34705º W 8.59162º
Data de Inauguração:  25 de julho de 1993
Materiais da Peça: Estátua: Bronze;  Plinto: betão revestido a pedra calcária
Dimensões/Medidas
Altura:  564cm
Outras Dimensões Importantes: Estátua: 360cm; Plinto: 126cm x 204cm x 203cm
Descrição/Tema: Estátua de pé, monumental, de arte contemporânea, denuncia influências realistas e modernistas com afinidades historicistas. Encontra-se sobre um plinto paralelepipédico com uma certa horizontalidade, em betão revestido a calcário, integrado a ângulo de uma estrutura do mesmo material, escalonada, de configurações geométricas. A estátua representa Pedro Teixeira, numa postura heróica, segurando na mão esquerda um bússola e uma “carta geográfica”, enquanto o braço direito se encontra levantado apontando uma direcção, como se estivesse a indicar “o caminho a tomar”.
Historial: Obra encomendada pela Câmara Municipal de Cantanhede, a Alves André, em homenagem a um notável, nascido em Cantanhede - Pedro Teixeira (1585 – 1641), conquistador da Amazónia brasileira durante a dinastia Filipina em Portugal, expulsou os franceses de São Luís do Maranhão e travou as incursões dos holandeses e inglesas. A estátua foi executada em 1993, pela Fundição Araújo e Guedes, de Vila Nova de Gaia.
Bibliografia: I Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, Câmara Municipal de Cantanhede 1999http://www.cm-cantanhede.pt/biblioteca/personagens_pt.asp, 2010-11-25
Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005