Voltar

MATERNIDADE

Dados da Peça
Designação/Título: MATERNIDADE
Autor: Abel Ribeiro (n.1957)
Morada: Rua Preventório
Freguesia: Tocha
Concelho: Cantanhede
Coordenadas GPS: 40.290231,-8.759853
Data de Inauguração: 2004
Promotor: Câmara Municipal de Cantanhede e Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha
Materiais da Peça: Grupo escultórico: pedra calcária; Pedestal: betão
Dimensões/Medidas
Altura: 310 cm
Outras Dimensões Importantes: Grupo escultórico: 210cm x 160cm x 90cm; Pedestal: 100cm x 87cm x 155cm
Descrição/ Tema:

Grupo escultórico, figurativo, de arte contemporânea, de inspiração realista, confirma a tendência manifestada pelo autor em grande parte da sua obra. Concebido para ser visto de todos os lados, configura uma mulher sentada e três crianças, representando “uma mãe e seus filhos”. A figura da “mãe” segura no colo uma “criança”, enquanto atrás de si se encontram as outras duas, agarradas às suas vestes, de pé e de costas voltadas para o observador.

Historial:

 Obra construída no âmbito do Simpósio de Escultura,  decorrido na Tocha em 2004, sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Cantanhede, promovido para os artistas do seu Concelho. As obras foram realizadas em pedra da região, fornecida pelo próprio Município aos artistas, nomeadamente ao escultor Abel Ribeiro, autor da peça “Maternidade”. Esta obra é financiada / adquirida pela Associação de Desenvolvimento Progresso, e colocada nos espaços envolventes da Instituição, em substituição de um grupo escultórico também designado por “Maternidade”, da autoria de Cabral Antunes, que esteve colocado aqui na proximidade, sofrendo vandalizações ficou mutilado e foi posteriormente transferido para o jardim do Hospital Pediátrico de Coimbra “por acordo entre as administrações dos Hospitais, Rovisco Pais e o Centro Hospitalar de Coimbra” (NUNES 2005).

Bibliografia: 

NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;

(informação verbal: do autor da obra, do Museu da Pedra de Cantanhede e da Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha).

Fotógrafo:

 Jorge Neves

 

Ano de Registo Fotográfico:  2005