Voltar

Monumento a Manuel Cargaleiro

Dados da Peça
Designação/Título: Monumento a Manuel Cargaleiro
Autor: Cabeça: Francisco Simões (1946) Painéis: Manuel Cargaleiro (1927)
Morada: Lg. Dr. António Gonçalves, Vila Velha de Ródão
Freguesia: Freguesia de Vila Velha de Ródão
Concelho: Vila Velha de Ródão
Coordenadas GPS: 39.658148,-7.678023
Data de Inauguração: 21 de maio de 1989
Promotor: Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão
Materiais da Peça: Cabeça: Granito Painéis: azulejo cerâmico Pedestal: pedra calcária e granito
Dimensões/Medidas
Altura: 240cm
Largura: 95cm
Outras Dimensões Importantes: Cabeça: 60cm x 50cm Pedestal: 180cm x 95cm (aprox.)
Descrição/Tema: Composição de Arte Contemporânea. Constituída por uma cabeça em granito da autoria de Francisco Simões que retrata o homenageado (pintor e ceramista, Manuel Cargaleiro), realçando marcas e feições que denunciam uma mimética do real. A cabeça encontra-se sobre um amplo pedestal de feição vertical com algumas secções escalonadas, tendo duas das suas faces opostas revestidas por dois painéis de azulejo distintos, da autoria de Manuel Cargaleiro. Um dos painéis é marcadamente geométrico, desenvolve-se numa “teia quadriculada”, dentro de um jogo de cores e formas que tira partido das medianas e diagonais do quadrado, sobressaindo a figura do losango. O losango é um tema recorrente em várias obras do artista, mesmo quando o tema central se afasta, remete-o para a cercadura, como podemos observar em algumas obras, nomeadamente, aqui em Vila Velha de Ródão, no painel que se encontra junto ao Centro de Saúde. O segundo painel apresenta cores mais claras sobre fundo branco, com afinidade aos azulejos da estação do metro do Colégio Militar, em Lisboa, tons mais conhecidos na obra de Cargaleiro.
Historial: O monumento foi inaugurado em Maio de 1989, promovido pela Câmara Municipal de Vila de Ródão, em homenagem a Manuel Cargaleiro, pintor ceramista, natural do concelho de Vila Velha de Ródão, considerado um dos mais conhecidos artistas contemporâneos portugueses. A Cabeça e os azulejos tem a data “1988” anterior ao ano da inauguração, deduzindo-se ser a data da sua execução. O arranjo arquitectónico do enquadramento é da autoria do arquitecto Fernando Pinto de Sousa.
Bibliografia:

PEREIRA, Paulo, História da Arte Portuguesa, vol. 3, 3ª ed., Lisboa 1999; BATISTA, Graça, Vila Velha de Ródão Viagens do Olhar,  Vila Velha de Ródão; PEREIRA, José Fernandes, Francisco Simões in Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005.

 Fotógrafo:

 Pedro Medeiros

 Ano de Registo Fotográfico:  2005