Voltar

DR. JAIME LOPES DIAS

Dados da Peça
Designação/Título: DR. JAIME LOPES DIAS
Autor:  Desconhecido
Morada: Largo Dr. Jaime Lopes Dias, Vale de Nossa Senhora da Póvoa.
Freguesia: Vale de Nossa Senhora da Póvoa
Concelho: Penamacor
Coordenadas GPS: 40.276635, -7.202037
Data de Inauguração: 1988
Promotor: Junta de Freguesia Vale da Senhora da Póvoa
Materiais da Peça: Bronze (busto) granito (pedestal)
Descrição/Tema: Busto moldado em bronze retrata o homenageado, seguindo a mimética do real. Encontra-se sobre um pedestal de configuração cilíndrica, no qual contém a seguinte inscrição “HOMENAGEM AO / GRANDE BENEMERITO / JAIME DOS SANTOS / LOPES DIAS / ETNÓGRAFO / MEMBRO DA ACADEMIA / DAS CIENCIAS / ESCRITOR / N. 25 – 10- 1890 F. 2-10-1977”.
Historial: Jaime Lopes Dias (1890-1977) foi um notável que nasceu em Vale do Lobo, atualmente conhecido como Vale da Senhora da Póvoa, no concelho de Penamacor, teve formação académica em direito, na Universidade de Coimbra, e ao longo da sua vida profissional exerceu cargos públicos em várias instituições, tendo a par com estes cargos um marcante percurso nas áreas da etnografia, da arqueologia e da história, desenvolvendo um importante trabalho de investigação na área da etnologia que resultou na publicação de obras de referência a nível nacional.
Bibliografia: http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/Inventario/Entidades/EntidadesConsultar.aspx?IdReg=443, [consult. [02-07-2015].
Fotógrafo:  Pedro Medeiros
Ano Registo Fotográfico: 2005