Voltar

BUSTO DO PROF. ÉLIO MARTINS

Dados da Peça
Designação/Título: BUSTO DO PROF. ÉLIO MARTINS
Autor: Hélder Bandarra (n. 1940)
Morada: Rua da Pateira, Silveiro
Freguesia: Oiã
Concelho:

Oliveira do Bairro

Coordenadas GPS: 40°31'54.5"N 8°30'45.3"W
Data de Inauguração: 08/12/2003
Promotor: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Materiais da Peça: Busto em bronze, pedestal em pedras: mármore e calcária
Descrição/Tema: Busto moldado em bronze retratando o homenageado, encontra-se junto à entrada do Centro Cultural Élio Martins sobre um pedestal paralelepipédico com a seguinte inscrição: “PROF. ÉLIO MARTINS / 1940-2000 / HOMENAGEM DA CÂMARA / MUNICIPAL DE / OLIVEIRA DO BAIRRO / 06-12-2003”.
Historial: Obra promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro em homenagem ao Professor Élio Martins (1940-2000), um notável deste concelho que desempenhou inúmeros cargos quer dentro da sua área profissional, quer ao serviço da comunidade. Em termos profissionais lecionou no ensino básico e nos magistérios primários de Aveiro e de Coimbra, foi delegado escolar e pedagógico, diretor de escola, coordenador Distrital em Aveiro e Inspetor. Dentro da área comunitária foi dirigente de várias coletividades, designadamente do Oliveira do Bairro Sport Clube, da Casa do Povo de Oiã, da Federação das Casas do Povo do Distrito, da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Aveiro, do Conselho Técnico da Associação de Futebol de Aveiro, da União Desportiva Cultural e Recreativa do Silveiro e da Orquestra Típica de Águeda. Foi ainda Vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (1977-1982) e candidato a Presidente da Câmara do mesmo concelho. A título póstumo foi condecorado, com a Medalha de Mérito da Associação de Futebol de Aveiro em 2002.
Bibliografia: Curriculum de Élio Ferreira Martins; Universidade de Aveiro: http://www.ua.pt/sbidm/museu/PageText.aspx?id=11746 [consult. 19-2-2019].
Fotógrafo: José Meneses
Ano Registo Fotográfico: 2005