Voltar

PAINEL DE SÃO GONÇALO

Dados da Peça
Designação/Título: PAINEL DE SÃO GONÇALO
Autor: Desconhecido
Morada:

Largo de São Gonçalinho, Travessa de São Gonçalinho, Travessa do Arco

Freguesia: União de freguesias da Glória e Vera Cruz
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.643349, -8.655413
Data de Inauguração:

1939

Promotor: A Comissão de 1939
Materiais da Peça: Cerâmica
Descrição/Tema:

Painel de azulejos colocado sobre a porta lateral da Capela de São Gonçalinho, representando São Gonçalo com o hábito religioso da Ordem de São Domingos, segurando na mão direita um bordão e a concha de Santiago no hábito, sobre o ombro direito. Tem como fundo a ponte de Amarante cuja construção lhe é atribuída como angariador dos fundos necessários. Com cercadura de composição vegetalista, tendo na parte inferior uma vieira onde consta a seguinte inscrição: “ S. GONÇALO DE AMARANTE”.

Sob o painel, no interior de uma cartela, também em azulejo,  encontra-se a seguinte inscrição: “ A COMISSÃO DE 1939 AUXILIADA PELO BENEMÉRITO MANOEL CARRAGONA”

Historial:

:Capela de São Gonçalo, também conhecida como Capela de São Gonçalinho.

A população do bairro da Beira-Mar, em Aveiro, onde se ergue esta capela tem grande devoção a este Santo culminando numa grande festa no dia 10 de Janeiro, onde se pagam promessas e são atirados quilos de cavacas (doces cobertos de açúcar) lançadas da platibamba da capela, enquanto na rua uma multidão de pessoas as tenta apanhar.

A prática de atirar cavacas é uma característica desta peculiar festa, transformando-a numa original manifestação de tributo, culto e veneração prestada ao Santo pelos devotos.

Bibliografia:

- http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=664  2019

- http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/155609  2019

- http://www2.dlc.ua.pt/etnografia/sao_gon%C3%A7alinho.htm   2019

- http://www.caminhosantiagoviana.pt/simboloserituais.html  2019

Fotógrafo:

José Menezes

Ano Registo Fotográfico: 2005