Voltar

PAINÉIS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE AVEIRO

Dados da Peça
Designação/Título: PAINÉIS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE AVEIRO
Autor:

Licínio Pinto e Francisco Pereira, Breda e F. Lista; Oficina: Fábrica da Fonte Nova; Fábrica Viçorzette e Fábrica Artecer

Morada: Estação de Caminho-de-ferro de Aveiro
Freguesia: União de Freguesias da Glória e Vera Cruz
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.644415, -8.640767
Data de Inauguração: 1916; 1986; 2000 (colocação)
Promotor:

Caminhos de Ferro Portugueses

 

Materiais da Peça:

Azulejo cerâmico

Dimensões/Medidas
Descrição/Tema:

Painéis de azulejo, de composição figurativa, policromos: azul-cobalto e amarelo, sobre fundo branco, com motivos alusivos a monumentos regionais e nacionais, etnografia com fainas e paisagens da região e, figuras ilustres que contribuíram para a construção da linha férrea. As composições são as seguintes:Fachada Oeste: Medalhão com embarcação, Pórtico do Senhor das Barrocas, Medalhão do José Salamanca, Medalhão com o Farol da Barra, Vindimas em Anadia, Chegada d’um Barco de Pesca - S. Jacinto; Marinhas de Sal de Aveiro, Margens do Rio Vouga; Trecho da Ria de Aveiro, Entrada do Jardim – Aveiro, Tricana em 1916 – Aveiro, A Peixeira – Aveiro, O Pescador – Aveiro, Tricana em 1870 – Aveiro; Farol da Barra – Aveiro, Ponte do Poço de S. Thiago - Valle do Vouga, Palace Hotel Bussaco; Museu Regional – Aveiro; Aveiro nos princípios do século XVIII, Trecho da cidade – Aveiro; fachada Este: Trecho do Vouga, Mosteiro de Alcobaça, Castelo da Feira, Saída para o mar d’um barco de pesca (Furadouro), Trecho da Ria de Aveiro, Buçaco – Monumento da Batalha, Castelo de Almourol, Igreja da Misericórdia, Medalhão do Manuel Firmino, Armas da Cidade, Ponte da Rata – Eirol, Costa Nova e Painel comemorativo dos 75 anos da linha férrea do Vouga; fachada dos sanitários: Canal Central da Ria de Aveiro e Palheiros da Costa Nova.

Historial:

A estação de Caminhos de Ferro surge em Aveiro como resultado da determinação e persistência do ilustre tribuno José Estêvão, que consegue uma alteração ao traçado inicial, que contempla a paragem em Aveiro. As obras da linha férrea começam em Agosto de 1861 e, em princípios de 1862, tem início a construção do edifício da estação. No início do século XX, como resultado de um crescente movimento ferroviário, realizaram-se obras de alargamento do edifício, que assumiu a imagem e o traçado que ainda hoje perduram. Em 19176 foram colocados os primeiros painéis, aquando das obras de requalificação, são da autoria de “Licínio Pinto e Francisco Pereira”, dois dos mais importantes pintores da Fábrica da Fonte Nova. No ano de 1986, durante as comemorações do 75º aniversário da abertura da via-férrea foi colocado um novo painel de azulejo, assinado por “Breda”, fabricado na Viçorzette de Águeda. Recentemente, no ano de 2000, aquando da remodelação das instalações sanitárias da estação, foram colocados dois outros painéis da autoria de F. Lista, fabrico da Artecer de Vila Nova de Gaia.”

Bibliografia:

Neves, A. (1984). Aveiro, História e Arte. Aveiro: ADERAV. pp.176-178. Aveirana, (2004). A estação de Caminhos de Ferro. URL: http://aveirana.doc.ua.pt/ecferro.htm [conferido a 30/09/04]. Oliveira, R. M. (2001). O Discurso da Cidade – Leituras da Avenida Lourenço Peixinho. Aveiro: Câmara Municipal de Aveiro – Pelouro da Cultura. pp. 39 – 42. Calado, R. S., Almeida, P. V. (2001). Aspectos Azulejares na Arquitectura Ferroviária Portuguesa. Caminhos de Ferro Portugueses, EP. Gomes, M. (1899). Subsídios para a História de Aveiro. Aveiro: Typographia do “Campeão das Províncias, pp. 138 – 251. Sempre Rodilhões, O Democrata, Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 1916, p.1.

(Conteúdo cedido pela Câmara Municipal de Aveiro)

Fotógrafo: José Menezes
Ano Registo Fotográfico: 2005