Voltar

PAINÉIS AZULEJARES JUNTO À PRAÇA DA REPÚBLICA

Dados da Peça
Designação/Título:

PAINÉIS AZULEJARES JUNTO À PRAÇA DA REPÚBLICA

Autor: Cândido Teles
Morada:

Rua Clube dos Galitos (frente ao Canal Central)

Freguesia: União de Freguesias da Glória e Vera
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS:  
Data de Inauguração: 1986?
Promotor: (Câmara Municipal de Aveiro)
Materiais da Peça: Azulejo
Dimensões/Medidas
Altura:  
Largura:  
Descrição/Tema:

Conjunto de painéis de cerâmica em relevo junto à Praça da Republica e à casa da Cultura. Todos eles evocam atividades tradicionais associadas à ria de Aveiro: a apanha do moliço, a pesca ou as figuras do marnoto e da salineira. A mistura de cores aqui utilizada representa bem a realidade da vida laboral das gentes da beira-mar, nomeadamente nas vestes e nos utensílios utilizados

Historial:

Cândido Teles foi um dos mais importantes artistas da região de Aveiro. Filho de Amadeu Teles e de Maria Vitorina Patoilo, António Cândido Teles nasceu na freguesia de S. Salvador, no Arenal, em Ílhavo, no ano de 1921. Oriundo de uma família de pintores e ceramistas, a sua vocação pelas artes revelou-se bastante cedo. Realizou dezenas de exposições individuais, das quais se destacam as retrospetivas “30 Anos de Pintura” no Museu de Évora (1969) e “40 Anos de Pintura” no Museu de Aveiro (1979).

Juntamente com outros artistas locais de renome ajudou a fundar o movimento literário “Aveiro-Arte”, em 1971. Dois anos depois, foi condecorado pelo Chefe de Estado com o grau de Oficial da Ordem de Santiago da Espada, por mérito artístico.

Aquando da comemoração dos seus 75 anos, em Março de 1996, a Câmara Municipal de Aveiro prestou-lhe homenagem editando a sua autobiografia. Cândido Teles faleceu a 31 de Outubro de 1999, aos 78 anos de idade.

Bibliografia:

CMA (2001). Paredes Coloridas. Aveiro: CMA

C.M.A (1983). 100 anos de Artes Plásticas 1882 – 1982. Aveiro: CMA

CMA (1996). C. Teles. Aveiro: CMA

SARRICO, Patrícia – Percurso do Azulejo de Fachada de Aveiro: Dinâmicas para a sua salvaguarda. Coimbra, 2009, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestrado em Museologia e Património Cultural, 154 pags..

http://www.cmaveiro.pt/www/templates/GenericDetail.aspxid_object=27879&TM=2408S2582S2587&id_class=1575

(Conteúdo e fotografia cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro - 2015)