Voltar

MONUMENTO AOS OVOS MOLES DE AVEIRO

Dados da Peça
Designação/Título: MONUMENTO AOS OVOS MOLES DE AVEIRO
Autor: Albano Martins
Morada: Cais da Fonte Nova, Rua Carlos Silva Melo Guimarães
Freguesia: União de Freguesias da Glória e Vera Cruz
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.639681, -8.644803
Data de Inauguração: 1 de outubro 2017
Promotor: Confraria dos Ovos Moles de Aveiro
Materiais da Peça: Compósito de matriz polimérica
Dimensões/Medidas 1200cm X 600cm X 370cm
Descrição/Tema: Conjunto escultórico de 5 elementos; 3 com as  formas utlizadas nos tradicionais doces de ovos de Aveiro, a barrica, o mexilhão, o búzio; e dois de forma paralelepipédica onde se vê a configuração dos mesmos elementos, em molde escavado, como se destes tivessem sido retirados. 
Historial:  Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos aqui existentes até ao século XIX - dominicanas, franciscanas a carmelitas, nomeadamente o Mosteiro de Jesus de Aveiro. As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura do doce. Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras. Desde o início da linha de caminho de ferro Porto-Lisboa que é tradicional a sua venda durante a paragem dos comboios na estação de Aveiro, feita por mulheres usando trajes regionais”.
Bibliografia:

Bibliografia: https://litoralmagazine.com/ovos-moles-aveiro-monumento-honra/ 2017; https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovos_moles_de_Aveiro 2017; (Informações cedidas pela Câmara Municipal de Aveiro e Confraria dos Ovos Moles de Aveiro); ALBANO MARTINS OBRA PÚBLICA DOWNLOAD CV  [consult. 4-3-2024]