Voltar

MONUMENTO AOS MÁRTIRES DA LIBERDADE

Dados da Peça
Designação/Título:

MONUMENTO AOS MÁRTIRES DA LIBERDADE

Autor:  Desconhecido
Morada: Cemitério Central de Aveiro
Freguesia: União de Freguesias da Glória e Vera Cruz
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.640513, -8.649726
Data de Inauguração: 20 de Fevereiro de 1866
Promotor:  Câmara Municipal de Aveiro
Materiais da Peça:  Mármore
Dimensões/Medidas
Descrição/Tema:

Escultura funerária, integrada na parte central do cemitério, constituída por um conjunto de três colunas de inspiração toscana, coroado por uma urna envolta num manto. No corpo de sustentação das colunas, encontram-se as seguintes inscrições “OS OSSOS AQUI TÊM A ALMA NO EMPYREO / SEIS ILUSTRES VAROENS POR QUEM FREMENTE / A LIBERDADE CHORA ATROZ DELÍRIO / NELLES PUNIU O ESFORÇA INDEPENDENTE / E HEROES OS FEZ CO AS PALMAS DO MARTYRIO / FIQUE A SUA LEMBRANÇA ETERNAMENTE / NOS NOSSOS CORAÇOENS NA PATRIA HISTORIA / PAZ AOS SEUS RESTOS, AOS SEUS NOMES GLÓRIA”;

“7 DE MAIO DE 1829 / FRANCISCO MANOEL GRAVITO DE VEIGA E LIMA. / MANOEL LUIZ NOGUEIRA. / CLEMENTE DE MELLO. / SOARES DE FREITAS. / FRANCISCO SILVÉIRO DA CARVALHO DE MAGALHÃES SOBRAL. / 9 DO OUTUBRO DE 1829 / CLEMENTE MORAES SARMENTO. / JOÃO HENRIQUES FERREIRA.”

Historial:  Homenagem aos Mártires da Revolução de 1828. “Em Abril de 1826, época das lutas liberais contra o Absolutismo, a Carta Constitucional que D. Pedro aprovara deixa de vigorar, o que não impediu os defensores do Liberalismo de continuarem a lutar pelos seus ideais. Neste contexto, em 1828, têm lugar vários levantamentos populares nas cidades do Porto, Aveiro, Coimbra, Algarve e na ilha Terceira (Açores). O desfecho destas revoltas revelar-se-ia trágico, especialmente em Aveiro, onde vários liberais foram perseguidos e presos, vindo a ser enforcados e decapitados. A 20 de Fevereiro de 1866, as cabeças dos “mártires da liberdade” foram recolhidas, sendo transladadas para um monumento mandado erigir no Cemitério Central da cidade. Aquando da transladação dos restos mortais houve missa na capela privativa, celebrada pelo vigário – geral da Diocese, Dr. José António Pereira Bilhano”.
Bibliografia:

CARVALHO, M. J. G. José Estevão Coelho de Magalhães; URL:

http://www.prof2000.pt/users/secje/HIST2.HTM [conferido a 8-11-2004]; CHRISTO, A.; Gaspar, J. G. (1987). Calendário Histórico. Aveiro. CMA.

(Elementos cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro)

Fotógrafo: José Menezes
Ano Registo Fotográfico: 2005