Voltar

MARIA DA FONTE

Dados da Peça
Designação/Título: MARIA DA FONTE
Autor: Amândio Manuel Abreu de Sousa (n.1934)
Morada: Largo da Fonte Nova
Freguesia: União das Freguesias da Glória e Vera-Cruz
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.639384 -8.643457
Data de Inauguração: Janeiro de 1964 (colocação)
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Materiais da Peça: Bronze
Dimensões/Medidas
Altura:  
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Descrição/Tema: Estátua alusiva a Maria da Fonte, configura um nu feminino, com alguma depuração formal, numa gramática semelhante a outras obras do autor. Encontra-se integrada no espaço aquático do Largo da Fonte Nova.
Historial: A obra foi concebida por Amândio Manuel Abreu de Sousa, na década de 60 do séc. XX. A sua execução coincidiu com as obras de requalificação da Praça Marquês de Pombal, integradas no Plano Diretor Municipal, elaborado por Robert Auzelle, que concedeu ao espaço a imagem e o traçado que perduraram até ao final do século. A intervenção em curso previa a instalação de uma fonte luminosa, a qual incluía a escultura do autor funchalense. Tendo sido alvo de duras críticas plasmadas em diversos periódicos locais, a peça acabaria por ser retirada do local original, em 1971, para ser recolocada no Parque Municipal Infante D. Pedro, num espaço de menor visibilidade. Em 2004, por decisão da Câmara Municipal de Aveiro, a escultura seria instalada no Largo da Fonte Nova, onde ainda hoje se mantém.
Bibliografia:

SARRICO, Patrícia, Maria da Fonte Eternamente Nova, Notas na imprensa local, Revista Patrimónios, nº 7, Junho de 2009, p. 107 – 115.

(Conteúdos cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro)

Fotógrafo:  José Menezes
Ano Registo Fotográfico: 2005