Voltar

ESTÁTUA DE SÃO JOÃO DA CRUZ

Dados da Peça
Designação/Título: ESTÁTUA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
Autor: Rodrigues Páscoa
Morada: Rua de São João da Cruz
Freguesia:

União das Freguesias da Glória e Vera-Cruz

Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS:

40.644513, -8.648972

Data de Inauguração: 2005 (Inauguração das obras de requalificação da Igreja do Carmo)
Promotor:  
Materiais da Peça:

Estátua: bronze; Pedestal: mármore

Dimensões/Medidas
Descrição/Tema:

Estátua em bronze assente em pedestal quadrangular em mármore. Em cada uma das quatro faces do pedestal encontra-se uma inscrição. Na face principal lê-se: “S. João da Cruz / (1542 – 1591) / Doutor Místico e Santo de Aveiro”. Nos restantes lados estão as frases retiradas de poemas do místico: “Fonte que mana e corre”, “Chama viva de amor” e “Amigo de Jesus Cristo”.

Historial:

Nascido no lugar de Fontivaros, na Província de Ávila, Espanha, no ano de 1542, São João da Cruz foi, a par com Santa Teresa de Ávila, responsável pela profunda reforma sofrida pela Ordem dos Carmelitas Descalços, no decurso do século XVI. Do vasto legado que deixou, contam-se as seguintes obras: Subida do Monte Carmelo, Noite Escura, Cântico Espiritual e Chama Viva do Amor. Foi beatificado a 25 de Janeiro de 1675 por Clemente X e canonizado a 27 de Dezembro por Bento XIII em 1726.

Em Aveiro, a instalação da Ordem dos Carmelitas Descalços remonta ao ano de 1613. A construção do convento, na atual Rua do Carmo, data de 1620 e deve-se, em grande medida, à ação de D. Brites de Lara e Menezes, a quem foi concedido o padroado.

Depois da extinção das Ordens Religiosas, em 1834, o Convento entrou em estado de ruína e parte das suas dependências foram demolidas.

No ano de 2005, aquando das obras de requalificação, foi inaugurada a Estátua em honra de São João da Cruz.

Bibliografia:

Correio do Vouga, Semanário da Diocese de Aveiro, 5 de Dezembro de 2008, em http://www.portal.ecclesia.pt/cv/arquivo/13338;

Padre Fernando Oliveira, Igreja do Carmo

(Conteúdo e fotografia cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro)