Voltar

ESTÁTUA DE D. JOÃO EVANGELISTA DE LIMA VIDAL

Dados da Peça
Designação/Título: ESTÁTUA DE D. JOÃO EVANGELISTA DE LIMA VIDAL
Autor: Euclides Vaz
Morada:  Adro da Igreja da Apresentação
Freguesia: União das Freguesias da Glória e Vera Cruz
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.643033,-8.653177
Data de Inauguração: 2 de Abril de 1974
Promotor: Diocese de Aveiro
Materiais da Peça: Bronze (estátua) e calcário (pedestal)
Dimensões/Medidas
Altura: 480cm
Outras Dimensões Importantes: Estátua: 280cm de altura; Pedestal: 200cm x 480m x 170cm
Descrição/Tema: A estátua em homenagem ao ilustre e ínclito aveirense, junto à igreja de Vera Cruz, representa o Bispo com as suas vestes episcopais, sustentando na sua mão direita um livro, com uma pose solene. Assenta num pedestal de calcário de dois volumes, sendo o da esquerda rectangular com a seguinte inscrição em capitais: D. JOÃO EVANGELISTA DE LIMA VIDAL / ARCEBISPO – BISPO DE AVEIRO. O da direita, apesar de mais pequeno, suporta a estátua e apresenta uma forma quadrangular. Na sua base inscrevem-se as datas de vida do Bispo (1874 - 1958).
Historial: D. João Evangelista de Lima Vidal nasceu a 2 de Abril de 1874, em Aveiro, na freguesia da Vera-Cruz. Dentro da hierarquia eclesiástica foram-lhe confiadas diferentes responsabilidades, entre as quais se destacam o título de Bispo de Angola e Congo, entre Janeiro de 1909 e Outubro de 1915, ano em renunciou ao cargo e voltou para Lisboa como Vigário Geral do Cardeal Mendes Belo. Como governador do Patriarcado de Lisboa e Arcebispo de Mitilene (desde 1916), D. João Evangelista de Lima Vidal, ordenou que se iniciasse o processo canónico sobre os acontecimentos extraordinários que vinham acontecer em Fátima: as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos. Em 1922 é criada a Diocese de Vila Real de Trás-os-Montes para a qual é nomeado bispo, a 23 de Maio de 1923, cargo que manteve até 1933.A ideia de restaurar a Diocese de Aveiro (criada em 1774 e extinta em 1882 por dificuldades da Fazenda Publica) seria uma das suas lutas. Nesse sentido dirigiu uma exposição à Santa Sé expondo os argumentos positivos de fundamento do processo da sua restauração. Em Outubro do mesmo ano (1933) doou a sua casa, situada na Rua Cândido dos Reis, em Aveiro, para residência do futuro bispo e sede Diocesana, caso esta viesse a ser restaurada, facto que ocorreu, então, a 11 de Dezembro de 1938. Vai ser, precisamente, D. João Evangelista de Lima Vidal quem dirige a reorganização da diocese, primeiro como Administrador Apostólico e, dois anos depois, como Bispo. Foi, assim, o primeiro Bispo da Nova Diocese de Aveiro. A 7 de Junho de 1946, o então Presidente da República, General Óscar Carmona, agraciou-o com o grau da Grã-Cruz da Ordem de Benemerência. Em finais de 1957 adoeceu gravemente e a 5 de Janeiro de 1958, não conseguiu resistir mais à sua doença.
Bibliografia: Informações cedidas pela Paróquia de Vera CruzUniversidade de Aveiro. D. João Evangelista de Lima Vidal. URL: http://aveirana.doc.ua.pt/joaoevangelista.htm [conferido a 12-01-2011]
Fotógrafo:  José Menezes
Ano Registo Fotográfico: 2005