Voltar

BUSTO DE ERNESTO PAIVA

Dados da Peça
Designação/Título:

BUSTO DE ERNESTO PAIVA

Autor: A. Andrade
Morada:

Largo Acácio Rosa

Freguesia: Aradas
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.610123, -8.648434
Data de Inauguração:

20 de Dezembro de 1980

Promotor: Freguesia de Aradas
Materiais da Peça: Pedestal: pedra; Busto: bronze
Dimensões/Medidas
Altura:  
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Descrição/Tema:

Busto em bronze sob pedestal em pedra com a seguinte inscrição:“ AO DISTINTO CLÍNICO / DR. ERNESTO / NUNES PAIVA / AOS SEUS 50 ANOS DE SERVIÇO POPULAR / ESTA HOMENAGEM DO POVO DE ARADAS/ 20 – 12- 1980”

Historial:

“Ernesto Nunes de Paiva nasceu em Verdemilho, em 3 de Janeiro de 1904. Faleceu em 17 de Julho de 1982. Licenciado em Coimbra, em 1930, montou consultório em Verdemilho, que manteve até ao fim dos seus dias. Além do consultório e das visitas domiciliárias que fazia, que eram tantas quantas lhe solicitassem, também deu consultas, durante muitos anos, no Centro de Saúde de Aveiro, na Casa do Povo de Aradas e no Centro Paroquial de S. Bernardo. Em 1980, aquando das Bodas de Ouro da sua licenciatura, foi objeto de sentidas e merecidas festas de homenagem que lhe foram prestadas pela Segurança Social, em Aveiro, pelo povo de S. Bernardo, cuja Junta de Freguesia deu o seu nome a uma rua da localidade, e pelas gentes de Aradas. Entre nós, a festa, promovida pela Junta de Freguesia da presidência de Manuel Simões Madail, foi no dia 20 de Dezembro de 1980, contando com a presença massiva do nosso povo e de altas individualidades suas amigas. Constou do descerramento do seu busto, no Largo Acácio Rosa, a que se seguiu uma Missa de Ação de Graças, na Igreja Paroquial, e um jantar-convívio num dos maiores restaurantes da freguesia.

Pela sua devotada ação em favor do povo, ao longo de mais de meio século, sem outro interesse que não fosse o de ser útil e aliviar o sofrimento do seu semelhante, o Dr. Paiva foi um ser humano de eleição que honra a terra que o viu nascer. A gratidão da nossa gente foi-lhe expressa em vida pelo busto e pelo seu nome dado a uma rua da freguesia, no lugar de Aradas. “

 Na sua inauguração o busto foi colocado junto do Centro de Saúde, sendo há alguns anos retirado por vandalismo e atos de roubo deste tipo de arte pública na região.

Em março de 2019 encontra-se nas instalações da Junta de Freguesia.

Bibliografia:

http://ww3.aeje.pt/avcultur/Avcultur/DPMartins/ErnestoNunesPaiva.htm  2019

Informações cedidas pela Junta de Freguesia de Aradas

Fotógrafo: José Menezes
Ano Registo Fotográfico: 2006