Voltar

Nicole Costa é a nova Diretora do Museu José Malhoa, do Museu da Cerâmica e do Museu Dr. Joaquim Manso

Este é o resultado de um procedimento concursal de seleção internacional, lançado em julho de 2020, pela Direção Regional de Cultura do Centro, entidade que tutela o Museu José Malhoa e respetiva unidade orgânica (onde estão integrados o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré). Apresentado em Diário da República, o concurso teve como métodos de seleção a avaliação curricular, a avaliação de uma proposta de projeto e uma entrevista profissional de caráter público. O júri do concurso contou com profissionais ligados a entidades com uma forte responsabilidade na museologia em Portugal, entre elas a Direção Regional de Cultura do Centro, a Associação Portuguesa de Museologia, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Universidade de Coimbra.

Envolver para Desenvolver é a base da estratégia apresentada pela Doutora Nicole Costa para o Museu José Malhoa. A partir dos conceitos de Comunidade, Território e Arte, Nicole Costa apresenta uma visão clara e inspiradora do Museu e do seu papel social e cultural. Num projeto a três anos, baseado numa estratégia diferenciada que integra o Museu e o seu potencial no território onde está inserido, a nova Diretora defende uma relação que se pretende única com a comunidade envolvente, estabelecendo redes de trabalho tanto numa dimensão local como, de igual forma, nacional e internacional. A proposta programática trabalha ainda conceitos estruturantes como a economia criativa e a definição de um serviço de mediação cultural de qualidade para os vários públicos do Museu.

Nicole Costa é doutorada em Antropologia, pela Universidade Federal de Pernambuco. Ao longo dos seus vinte anos de atividade profissional geriu e coordenou vários projetos transversais à cultura e à educação, passando pela área social, tendo sido premiada por vários destes projetos. Desde 2019, é gestora geral do Paço do Frevo, um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música, na cidade de Recife.

Para Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, “o projeto da Doutora Nicole Costa apresenta uma estrutura sólida, um conhecimento profundo do Museu e da sua coleção e uma visão clarividente da relação permanente com a comunidade, o que traduz os valores e a missão da Direção Regional de Cultura do Centro. À semelhança do que o pintor José Malhoa fazia no seu trabalho e no seu quotidiano, acreditamos que este projeto estimulará um diálogo permanente com o público das Caldas da Rainha, com os estudantes e profissionais das artes e com instituições nacionais e internacionais”.

Ao procedimento concursal apresentaram-se 11 candidatos, 8 nacionais, 3 internacionais. Nicole Costa destacou-se, por unanimidade do júri, dos restantes candidatos em todos parâmetros de avaliação, tendo sido selecionada com uma classificação de 17,8 valores.

Data:

Local:

Publicação: 09-09-2021

Partilhar