Biblioteca e Centro de Documentação

Horário e Condições de Consulta

+
X

A Biblioteca do Museu Dr. Joaquim Manso é especializada em História Local, Etnografia marítima, Arqueologia e Museologia e encontra-se aberta a investigadores, alunos e público em geral.

Para além das coleções, o Museu dispõe de Arquivo e Centro de Documentação, sobre as mesmas temáticas.

Recomenda-se marcação prévia, nomeadamente para consulta de documentação.

Consulte algumas das nossas sugestões de leitura 2009-2018.

 

HORÁRIO
segunda-feira a sexta-feira, 10h-12h30 e 14h00-17h00

CONTACTOS
Rua D. Fuas Roupinho - Sítio
2450-065 Nazaré | Portugal
telef.: (+351) 262 562 801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt

 

 

A Biblioteca destaca...

+
X

Coordenação: Raquel Belchior
Título: "Pelos que andam sobre as águas do mar - notas de um processo artístico e antropológico"
Edição: Edições Galateia, setembro 2018

Livro pelos que andam sobre as águas do mar

No dia 30 de setembro 2018, foi apresentado oficialmente o livro "PELOS QUE ANDAM SOBRE AS ÁGUAS DO MAR - notas de um processo artístico e antropológico", no Cinema São Jorge, em Lisboa, integrado no Festival "Olhares do Mediterrâneo".

Mais do que resumo, esta publicação serve de reflexão sobre este projeto "artístico e antropológico" que partiu da obra de Raul Brandão, "Os Pescadores" (1923), passando por várias comunidades piscatórias aí referenciadas, entre as quais a Nazaré.
Como refere Raquel Belchior, coordenadora da publicação, "Partindo d'Os Pescadores de Raul Brandão e do trabalho de pesquisa junto das comunidades piscatórias da Nazaré, Setúbal, Sesimbra, Montijo e Portimão, PELOS QUE ANDAM SOBRE AS ÁGUAS DO MAR é um espectáculo de teatro que pretende reflectir e homenagear aqueles que fazem e fizeram do mar a sua vida.
Lançamos agora o livro que, contrariando a efemeridade do teatro, regista o processo de investigação artística e antropológica realizada. Ao coligir os testemunhos e experiências das várias pessoas que entrevistamos estamos a contribuir para a consolidação de um património colectivo ligado à vivência marítima e piscatória".

Na Nazaré, o projeto teve a sua estreia e contou com duas apresentações, em 2017 e em 2018, no âmbito do "Nazaré Marés de Maio". Contou com a colaboração de várias entidades, entre as quais o Museu Dr. Joaquim Manso, nomeadamente na cedência de documentação e fotografias da coleção, na articulação com a comunidade (gravação de entrevistas a Manuel Limpinho, Cremilde Barros, Emílio Vasco, Joaquim Martins, António Petinga) e no apoio à divulgação.

O livro está dividido em três partes, uma primeira intitulada "Mareantes - testemunhos de uma viagem partilhada", com textos dos principais mentores do projeto. A segunda parte, "Ancoradouros - breves notas de um percurso" resume as experiências pelos locais de apresentação do espectáculo, com transcrição de excertos das entrevistas realizadas junto das comunidades. Finalmente, uma terceira parte, "Companha - reflexões em redor de um projeto artístico e antropológico", conta com textos de vários investigadores, nomeadamente Vasco Rosa, João Delgado, Maria Miguel Cardoso, Ana Patrícia Ramos e Luís Martins.

O Museu Dr. Joaquim Manso presta o seu reconhecimento à equipa que promoveu e concretizou esta iniciativa pioneira, um projeto que se pautou pela qualidade da sua estrutura, alicerçada na investigação, em estreita articulação e aproximação com a comunidade e com uma expressiva apresentação artística através do teatro-espectáculo.

Um exemplar da publicação encontra-se disponível para consulta na Biblioteca do Museu Dr. Joaquim Manso.

Mais informações sobre este projeto em:

"Pelos que andam sobre as águas do mar" (facebook) e (site)

Mais informação sobre as apresentações na Nazaré em:

Blogue do Museu Dr. Joaquim Manso

 

A Biblioteca destaca...

+
X

Autor (textos): Maria del Mar Lozano Bartolozzi

Título: Una vida em cuadernos. Dibujos de Lázaro Lozano

Edição: MUBA – Museo de Bellas Artes de Badajoz / Diputación de Badajoz, 2018

Lazaro Lozano desenhos

Catálogo correspondente à doação ao MUBA – Museo de Bellas Artes de Badajoz de um conjunto de 30 blocos de desenhos da autoria

de Bonifácio Lázaro Lozano (1906-1999), pintor nascido na Nazaré, com obra e vida repartida entre Espanha e Portugal.
Em 2017, a filha do artista, Ana Lázaro, doou ao MUBA uma parte fundamental dos registos artísticos do seu pai, entre óleos, medalhas e distinções, que mostram a sua faceta mais íntima - “una vida en cuadernos”.

Entre os 430 desenhos, alguns reproduzidos na publicação, identificam-se paisagens ou figuras de pescadores e mulheres da Nazaré, que ocuparam parte assinalável da iconografia pictórica de Lázaro Lozano.
Nascido na Nazaré, para onde a família, de origem espanhola, se havia mudado para trabalhar numa fábrica de conservas, e apesar de se ter deslocado para Setúbal um ano depois e de ter desenvolvido a sua formação artística entre Lisboa e Madrid, Lázaro Lozano delineia uma trajetória muito marcada pela representação das famílias de pescadores da sua terra natal.

Para ele, a Nazaré será sempre especial, deslumbrado e impressionado com o “ser humano” aqui encontrado. Com uma bolsa de estudo do prémio Conde de Cartagena da Real Academia de San Fernand, instala-se durante um tempo nesta vila em 1934, preterindo outros destinos europeus mais habituais entre os artistas, como Roma.
Neste período contacta com outros pintores e escritores que vinham a esta povoação piscatória para pintar a paisagem e os pescadores com seus apetrechos de pesca artesanal, redes e barcos coloridos, como Guilherme Filipe (1897-1971), que também aqui viveu nos anos 1930. Deste pintor, o Museu Dr. Joaquim Manso possui várias obras (consulte em MatrizNet), assim como do escultor Juan Ávalos (1911-2006) (consulte em MatrizNet), com quem Lázaro Lozano travara amizade em Madrid e virá a expor conjuntamente quer na capital espanhola quer na portuguesa.

Antecede a reprodução dos desenhos um texto explicativo da autoria de Maria del Mar Lozano Bartolozzi, catedrática de História da Arte da Universidade da Extremadura, uma das investigadoras que mais conhece a trajetória e obra do pintor, comissária da exposição que lhe foi dedicada em 2001-2002, com itinerância por Badajoz, Madrid, Lisboa e Oeiras.

O Museu Dr. Joaquim Manso possui várias pinturas e desenhos de Lázaro Lozano (consulte no MatrizNet) e tem disponível à venda na Loja a publicação “100 Anos. Bonifácio Lázaro Lozano”, catálogo da exposição comemorativa do nascimento do pintor Bonifácio Lázaro Lozano, realizada neste museu em fevereiro de 2006.

Esta publicação foi oferecida pelo MUBA e autora, ficando disponível para consulta na nossa Biblioteca / Centro de Documentação.

lazaro lozana una vida en cuadernos

 

A Biblioteca destaca...

+
X

Autor (textos): Sandra Leandro

Título: Mão inteligente: Raquel Roque Gameiro (1889-1970). Ilustração e Aguarela

Edição: Câmara Municipal da Amadora, setembro 2017

Raquel roque gameiro catalogo

 Catálogo da exposição “Mão inteligente: Raquel Roque Gameiro (1889-1970). Ilustração e Aguarela", que decorreu na Casa Roque Gameiro, na Amadora, entre 16 de setembro de 2017 e 26 de fevereiro de 2018, com comissariado de Sandra Leandro.

A edição abre por uma primeira parte desenvolvida sobre a vida e obra de Raquel Roque Gameiro, acompanhada por fotografias e ilustrações. A segunda parte apresenta o catálogo das obras expostas, introduzidas por um texto de enquadramento e organizadas pelas seguintes áreas temáticas: 1. Retratos, caricaturas e auto-retratos de família; 2. À Beira d'Água; 3. Interiores; 4. A imagem da flor e a presença dos pássaros; 5. Desenho: fantasia ou verdade?; 6. Verdades ou fantasias etnografias? e 7. A boa impressão que nos deixou: Ilustração, Artes Gráficas e Figurinos”.

São várias as aguarelas e desenhos representando a Nazaré, como “Puxando as redes” ou “Concertando as redes”, de coleções particulares, ou “Interior (Nazaré)”, que integra o Museu Nacional de Arte Contemporânea. Do Museu Dr. Joaquim Manso esteve em exposição a coleção de postais “Portugal – Nazaré – Praia de Pescadores e Turismo”, de 1933.

Este catálogo foi oferta da Câmara Municipal da Amadora / Casa Roque Gameiro para a Biblioteca do Museu Dr. Joaquim Manso, estando disponível para consulta.

A Biblioteca destaca...

+
X

Autor: Manuela Costa Ribeiro
Ilustração: Alex Gozblau
Título: O Cego do Maio e o Mar
Edição: Opera Omnia (com apoio da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim), Póvoa do Varzim, setembro 2017.

Cego do Maio

"O barco do Cego do Maio, ora se vê, ora deixa de se ver, escondido pelos vagalhões. Até que uma onda gigante, em fúria, o empurra terra adentro.
A multidão lança-se à agua, carrega aos ombras barco e gente resgatada.
Ala! Ala! Arriba! Ala! Ala! Arriba!
Todos aplaudem à uma, e gritam, à porfia, vivas ao Maio".

Este é um livro infantil dedicado ao pescador José Rodrigues Maio (1817-1884), mais conhecido como Cego do Maio ou Ti' Maio, no ano em que celebra o bicentenário do nascimento deste estimado herói que terá salvo mais de cem vidas no mar da Póvoa do Varzim.

Oferta da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim ao Museu Dr. Joaquim Manso, estando disponível para consulta. 

A Biblioteca destaca...

+
X

Autores: Kevin Carreira Soares e Beatriz Rodrigues Cabral
Título: O Bom Jesus de Porto de Mós. Convento dos Agostinhos Descalços. 1673-1834
Edição: Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro de Porto de Mós, Porto de Mós, dezembro 2017. 

Publicação dedicada à história do Convento do Bom Jesus de Porto de Mós, fundado em 1673. Um trabalho de investigação realizado e dado a conhecer pelos autores, doutorandos em História da Idade Moderna, com prefácio pelo Prof. Saúl António Gomes, segundo o qual "vem colmatar uma lacuna no conhecimento histórico do fenómeno monástico em terras diocesanas leirienses".

A publicação estende-se por 238 páginas, terminando com anexos contendo a reprodução de documentos, quadros com os priores e frades conventuais e uma cronologia.

É ricamente ilustrada, nela se reproduzindo três gravuras do acervo do Museu Dr. Joaquim Manso, nomeadamente, as gravuras com o inventário 29, 30 e 41, alusivas a paisagens de Porto de Mós.

Agradecemos aos autores a oferta da publicação para a Biblioteca do Museu, ficando disponível para consulta a todos os interessados.