Voltar

Saiba mais...

 

Registo do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré, s.d. (séc. XIX/XX)
Gravura com dimensões: 13,8 x 9,4 cm
Pertencia a Tito Calixto, colecionador e homem de cultura da Nazaré, secretário na Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 475 Grav.

 

Destacamos um registo do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho, cujas celebrações se assinalam a 8 de setembro.

O Museu Dr. Joaquim Manso reúne uma colecção diversificada e numerosa de registos de santo, “chapas”, medalhas, obras de arte, documentação, entre muitos outros objetos que atestam a devoção multissecular a Nossa Senhora da Nazaré, um dos principais cultos marianos do país, com expansão em todas as partes do mundo assinalando a presença portuguesa.

Este registo tem a singularidade de ser impresso a azul, com uma sugestiva moldura de linhas onduladas, ao gosto de finais do século XIX / início do século XX.

A representação cumpre a iconografia habitual, ou seja, em cima, à esquerda, entre nuvens, Nossa Senhora surge a amamentar o Menino, protegendo o cavaleiro D. Fuas Roupinho, que se encontra à direita, salvo de cair ao mar a partir do cimo do promontório, enquanto o veado se precipita no abismo.

Aparece legendada com a informação de “Casa Catholica - Lisboa”, provavelmente seu local de produção.

A Ermida da Memória e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré encontram-se na proximidade do Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio (do Milagre) da Nazaré. Merecem a visita, nomeadamente nestes dias de Festas e de peregrinação, há séculos marcados pela vinda de romeiros e círios de várias regiões.

Pode conhecer parte da nossa coleção na base de dados MatrizNet

Encontra-se em curso um processo de candidatura das Práticas e Manifestações deste Culto a Património Cultural Imaterial da UNESCO (saiba mais aqui https://cultosenhoradanazare.org/ ou https://www.facebook.com/senhoradanazare)

Este ano, à semelhança de 2020, devido à pandemia COVID-19, as celebrações não terão a programação habitual, quer na Nazaré, quer no Brasil (onde o Círio, em Outubro, é considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade). Pode consultar mais informação on-line no portal da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (https://www.facebook.com/cnsdanazare/)

Mais informação sobre este Registo de Santo em MatrizNet

Pode também saber mais informação sobre o Culto a Nossa Senhora da Nazaré aqui.

 

Registo santo 475 grav museu nazare

Data: 01/09/2021

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 06-09-2021

Categorias

Partilhar