Voltar

Saiba mais...

 

BOIS PUXANDO OS BARCOS
Pintura de Irene Natividade (Porto, 1900-Alcobaça, 1995), 1956
Aguarela sobre cartão, 40x52,7 cm
Oferta da autora, 1975
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 44 Pint.

 

Quem se lembra da “Nazaré antiga” tem bem presente a imagem dos bois a puxarem as embarcações na praia. Muitos foram os fotógrafos e pintores que os representaram, quer em repouso na areia, quer cumprindo a sua função de auxílio da movimentação dos barcos.

Assim também o fez Irene Natividade, uma pintora que viveu em Alcobaça e que, em 1976, ofereceu ao Museu Dr. Joaquim Manso uma larga coleção da sua obra em pintura, aguarela e tapeçaria.

Nesta aguarela, a artista concentrou-se no momento em que duas embarcações estão a ser puxadas do mar para terra por uma junta de dois bois comandados por dois pescadores, como que num enquadramento fotográfico que elimina a paisagem para registar o esforço do ato.

Havia famílias de "boeiros", na Nazaré, só dedicadas a este trabalho. Era uma função sobretudo masculina mas há uma nazarena que se destacou, de seu nome Rosa (conhecida por Rosa “Pinoca”) que, entre os 14 e os 21 anos, foi boeira e ainda hoje recorda com saudades esse tempo em que era “Rainha da Praia”.

Ao longo do mês de julho, no Facebook do Museu Dr. Joaquim Manso iremos partilhar outras fotografias, pinturas e testemunhos relacionados com os bois e os boeiros da Nazaré.

 

Saiba mais sobre esta pintura em MatrizNet

Quer conhecer Irene Sá Vieira Natividade e as obras existentes no Museu da Nazaré? Consulte aqui.

(Nota: informação sobre Rosa Pinoca cedida por Júlio Limpinho, a quem muito agradecemos).

 

irene natividade bois puxando barco

Data: 01/07/2021

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 07-07-2021

Categorias

Partilhar