Inscreva-se!

Voltar

Nazaré Criativa | Confecção de Carapaus de Pano

Data: 24 de março, das 15h às 18h

Local: Antiga Casa da Câmara (Pederneira)

 

O Museu Dr. Joaquim Manso associa-se à oficina “Confecção de Carapaus de Pano”, dinamizada pela artesã Fátima Barroso, no âmbito do projeto “Nazaré Criativa”, promovido por Casas do Quico / Quico Turismo, Lda., com com o apoio do projecto CREATOUR.

Nesta sessão, o Museu explanará as especificidades do traje tradicional da Nazaré, apresentando algumas peças da sua relevante coleção, para informação e estímulo da criatividade dos participantes, que irão conceber “carapaus de pano” com o denominado tecido “escocês”.

A atividade destina-se a dar visibilidade a este tecido que terá servido de base ao trajo da Nazaré. “Quer as ceroulas e camisas, para os homens, quer as saias para as mulheres, foram e ainda são, confecionadas com “escocês”. Associamos a este objectivo um outro que diz respeito a tradição / modo de vida, da "seca do peixe" em geral, e do carapau, em particular. Surgiram assim os porta-chaves e marcadores de livros por serem de fácil e rápida execução e por poderem servir de "prendinhas". Pretende-se ainda que todos os praticantes ponham à prova a sua criatividade e imprimam um cunho pessoal aos artigos produzidos”.

“Nazaré Criativa” celebra a “Criatividade da Gente da Nazaré”. O grande objectivo do NAZARÉ CRIATIVA é “proporcionar uma experiência única de imersão na Nazaré, através da participação em oficinas lideradas por fotógrafos, artistas plásticos, artesãos, músicos, escritores e outros criativos da região”.

INSCRIÇÕES e mais informações em Nazaré Criativa.

Data: 24/03/2018 a 24/03/2018

Local: Nazaré

Publicação: 21-03-2018

Categorias

Partilhar