Ser Nazaré

Voltar

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | “SER NAZARÉ”

 

Assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Dr. Joaquim Manso apresentará a atividade "Ser Nazaré", dinamizada por Mariana Silva Santos.

No período da manhã, às 10h30 e às 11h30, participe nas 2 Visitas Guiadas ao Museu Dr. Joaquim Manso centradas no traje tradicional da Nazaré, um património que vai passando de geração em geração e que ainda hoje é usado no dia-a-dia por muitas nazarenas.

Os participantes irão conhecer as características do traje de trabalho masculino e feminino, salientando-se o seu carácter simultaneamente funcional e agasalhador adequado à faina marítima.

O colorido decorativo dos aventais e "cachenés" e as "7 saias" das mulheres animam os dias de festa, quando a Nazaré vibra com os cantares e as danças do seu folclore.

No final da visita, os participantes são convidados a tirar uma fotografia, "entrando" numa das pinturas de Abílio de Mattos e Silva, um artista que estudou e representou pormenorizadamente o traje tradicional da Nazaré.

Esta atividade é dinamizada por Mariana Silva Santos, no âmbito da sua PAP do 12º Ano do Curso de Turismo da ETEO - Escola Técnica e Empresarial do Oeste.

“Ser Nazaré” vai levá-lo na maré. Mergulhe na história e na cultura da Nazaré!

 

DIMS2018 Nazare

Data: 18/04/2018 a 18/04/2018

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 05-04-2018

Categorias

Partilhar