junho | mês dos Santos Populares

Voltar

Objeto do Mês | junho 2018

 

Alberto Souza
São João Baptista, Santo António e São Pedro, s.d. (séc. XX)
Tinta-da-china sobre papel
alt. 22,6 x larg. 18,5 cm
Doado por Eng. Pedro Manso Lefèvre, filho de Joaquim Manso
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 48 Des.

 

No mês de junho, quando os bairros se animam em múltiplos bailaricos e marchas dedicadas ao ditos “Santos Populares”, destacamos este trabalho do aguarelista Alberto Souza (1885-1961), representando as três figuras carismáticas da tradição popular portuguesa.

Ao centro, Santo António com o Menino ao colo e o ramo de açucenas na mão direita. Ladeiam-no, ambos sentados, São João (com o cordeiro), à sua direita, e São Pedro (com o atributo das chaves), no lado oposto. Na parte inferior da composição, a identificação de cada um dos Santos.

Esta obra fazia parte da coleção particular do Dr. Joaquim Manso (1878 - 1956), escritor, jornalista e diretor do “Diário de Lisboa” durante 35 anos. Ao longo da sua atividade cultural, reuniu uma interessante coleção de arte, não apenas da sua iconografia pessoal, mas também de outras temáticas, desde óleos a desenhos e aguarelas, incluindo um núcleo essencial de caricaturas, que o Museu apresentou em exposição na Galeria Municipal Paul Girol, em 2016 - “Caricaturas de outras gentes. Coleção do Dr. Joaquim Manso”.

O Museu da Nazaré encontra-se instalado na casa de veraneio que pertencera ao Dr. Joaquim Manso, localizada no Sítio. Posteriormente, é adquirida por Amadeu Gaudêncio, que a vem a doar ao Estado em 1968, para aqui se instalar um museu sobre a Nazaré, inaugurado em 1976.


Mais informação no MatrizNet

Consulte as edições anteriores da rubrica "Objeto do Mês" (2009-março 2018).

Alberto Sousa Museu Nazare 48 des

Data: 01/06/2018 a 30/06/2018

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 04-06-2018

Categorias

Partilhar