Voltar

Objeto do Mês | novembro 2018

 

Saca de retalhos, c. 1900
Confeção: Joana Carlos, Nazaré
alt. 40,5 cm x larg. 32,5 cm
Adquirido à autora, 1976
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 768 Etn.


Em novembro, iniciamos o mês com o Dia de Todos os Santos, associado ao tradicional “Pão por Deus”.
A este propósito, destacamos da nossa coleção uma “saca de retalhos” ou “saca do pão”, com mais de 100 anos. Feita com retalhos de tecido, estas sacas serviam para transportar cereais, sobretudo o pão, essencial na alimentação diária. Faziam parte do enxoval de todas as raparigas, feitas pelas próprias ou por costureiras a quem se encomendava o enxoval.

Mas era também com elas que as crianças da Nazaré pediam o “Pão por Deus” no dia 1 de novembro, indo de porta em porta, individualmente ou em pequenos grupos, recebendo como oferenda pão, broas, bolos ou frutos secos.

Perde-se no tempo a origem desta tradição portuguesa; sendo um ritual cristão, primitivamente estaria associada ao culto pagão dos mortos, que a Igreja também celebra a 2 de novembro – Dia de Finados ou dos Fiéis Defuntos, e ao antigo costume de oferecer alimentos por suas almas.
Em 1756, um ano após o terramoto que devastou Lisboa no dia 1 de novembro, dada a fome e miséria que grassava na cidade, a população aproveitou a tradição para pedir esmola de porta em porta, pedindo “Pão por Deus”.


Para saber mais sobre esta e outras “sacas de retalhos” da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso consulte MatrizNet.

 

 

Na Nazaré, assim como em outras zonas do país, ainda são muitas as crianças que mantêm viva esta tradição no dia 1 de novembro, usando sacas de retalhos ou decoradas com motivos alusivos ao peditório.

Esta saca foi confecionada pela nazarena Joana Carlos no início do século XX, feita com retalhos de tecidos em tons de vermelho, castanho e azul, com borlas nas extremidades inferiores. Foi adquirida à própria pelo Museu Dr. Joaquim Manso, no ano da sua inauguração, em 1976, pelo valor de 40$00.

Data: 01/11/2018 a 30/11/2018

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 29-10-2018

Categorias

Partilhar