Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho

Voltar

Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho

A 21 de abril, na Nazaré, abrem ao público as exposições de fotografia de autoria de Álvaro Laborinho e de Bernardo Lúcio, respetivamente na Galeria Municipal Paul Girol e na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré, numa organização da Câmara Municipal da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso.

Nascido na Nazaré em 1879, Álvaro Laborinho produziu uma vasta obra fotográfica sobre a sua terra natal na primeira metade do século XX. Já seu bisneto Bernardo Lúcio, nascido em Coimbra em 1977, fixou-se no Algarve, onde recentemente promoveu a sua primeira exibição de fotografia, tendo por tema os desafios que se colocam à costa Algarvia no início do século XXI.

A inauguração da exposição de fotografia de Álvaro Laborinho “Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho” está marcada para as 16 horas de 21 de abril, na Galeria Paul Girol, localizada na Biblioteca Municipal da Nazaré. A mostra fotográfica de Bernardo Lúcio “Domínio Público-Privado” está patente na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré a partir das 17h30 do mesmo dia, contando com a presença do autor.

Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho” tem curadoria de Bernardo Lúcio, que selecionou um conjunto de 14 fotografias a partir da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso. Parte das fotos expostas são inéditas, representando mais um importante contributo para o conhecimento da vasta obra de Álvaro Laborinho que integra a coleção do Museu da Nazaré, por doação do filho do autor, o embaixador Álvaro Brilhante Laborinho.

Para além da mostra fotográfica, na Galeria Paul Girol será ainda possível encontrar diversos objetos pessoais e equipamentos fotográficos de Álvaro Laborinho, como cartões estereoscópicos, bilhetes-postais, livro de registos de chapas, pertencentes ao Museu Dr. Joaquim Manso ou cedidos pela família de Álvaro Laborinho.

Esta é uma exposição inserida na programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

A exposição “Domínio Público-Privado” foi apresentada pela primeira vez ao público em finais de 2017, em Faro. O lixo e o luxo da costa Algarvia são mostrados por Bernardo Lúcio, que assim nos convida a reflectir sobre as ameaças das pressões naturais e humanas exercidas na Ria Formosa: “Independentemente de juízos de valor, locais únicos, a caminho da extinção.”

 

Estas mostras fotográficas resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré e Bernardo Lúcio, tendo o apoio das Casas do Quico / Quico Turismo Lda., encontrando-se patentes até 19 de maio de 2018.

Programa complementar:
Workshop de Fotografia com Bernardo Lúcio – 12 de maio, das 10h00 às 18h00
Colóquio – 16 de novembro, em horário e local a definir.

Organização:
Câmara Municipal da Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré
Bernardo Lúcio

Apoio:
Casas do Quico / Quico Turismo Lda.

Agradecimentos:
Família Laborinho Lúcio

Data: 21/04/2018 a 19/05/2018

Local: Nazaré

Publicação: 11-05-2018

Categorias

Partilhar