Voltar

3 agosto | Apresentação do livro "Os Últimos Terranovas Portugueses”
de Senos da Fonseca
na Feira do Livro, no Centro Cultural da Nazaré


O Museu Dr. Joaquim Manso associa-se à apresentação do livro de Senos da Fonseca, "Os Últimos Terranovas Portugueses”, obra volumosa que discorre sobre a história da pesca do bacalhau, que contou com tantos pescadores da Nazaré.

Esta é a mais recente obra do autor ilhavense, que já escreveu outras publicações relacionadas com a temática da pesca do bacalhau e as embarcações portuguesas, fruto da sua aturada investigação.
Ao longo de c. 600 páginas, e ilustrado por outras tantas fotografias, Senos da Fonseca traça um percurso por dez séculos de história da Faina Maior.

Numa perspetiva essencialmente histórica, o autor aborda com pormenor a participação portuguesa nesta saga e as suas relações com outras nações europeias, os métodos de pesca, assim como as tipologias de embarcação, não esquecendo a pequena embarcação do "dóri" que permitiu a pesca fundeada nos Bancos até ao século XX.

Desde pelo menos os finais do século XIX e ao longo do século XX, muitos nazarenos "andaram ao bacalhau", durante anos, em longas temporadas para a Terra Nova, que tinham início por volta de maio e terminavam no outono. A pesca do bacalhau faz parte das memórias individuais de muitos pescadores da Nazaré e da memória coletiva de toda a comunidade, que tinha os seus ritmos, vivências e rituais associados ao seu calendário.

Este livro é, pois, um importante levantamento sobre esta pesca e os seus homens, resultado da pesquisa e escrita de Senos da Fonseca.

Nesta sessão, será também feita uma projeção da versão curta do premiado documentário "Nos Mares da Memória - Estórias de uma Faina Maior...", realizado por Rui Bela e guião de Senos da Fonseca.

A apresentação do livro decorre na Feira do Livro da Nazaré, uma organização da associação Biblioteca da Nazaré, no Centro Cultural da Nazaré.

Terá lugar no dia 3 de agosto, pelas 21h30.

Apareça!

 

senos da fonseca

Data: 03/08/2019 a 03/08/2019

Local: Nazaré

Publicação: 26-07-2019

Categorias

Partilhar