Voltar

Objeto do Mês | outubro 2018


Hemicidarius
Fóssil de equinoderme
Datação: Jurássico
Calcário
Col. Tito Calixto, adquirido pelo Museu em 1983
MDJM inv. 352 Arq.

 

O Museu Dr. Joaquim Manso detém uma grande coleção de fósseis, entre os quais este exemplar de “hemicidarius” ou equinoderme (animal marinho invertebrado).

Os fósseis são restos materiais de seres vivos ou manifestações da sua atividade, que foram conservados em diversos materiais por meio de processos naturais ao longo de milhares de anos.

Estudando os fósseis encontrados na Nazaré podemos conhecer melhor esta região em tempos remotos, sabendo, por exemplo, que a Serra da Pescaria e a atual Pederneira são formações do período Jurássico.

Grande parte da coleção de Geologia do Museu da Nazaré tem origem no espólio de Tito Lívio Calixto, autodidata e curioso insaciável, que foi chefe de secretaria da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré entre 1933 e a década de 1970.

Ao longo da sua vida, reuniu milhares de peças e objetos sobre a atual região da Nazaré. Uma coleção que comporta várias áreas temáticas, nomeadamente Arqueologia, Etnografia, Cerâmica, Numismática e a Geologia, onde se identificam cerca de 300 fósseis, rochas e minerais.

Mais informação em MatrizNet inv. 352 Arq

 

hemicidarius museu nazare

Data: 01/10/2018 a 31/10/2018

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 27-09-2018

Categorias

Partilhar