depoimentos de nazarenos que foram à pesca do bacalhau

Voltar

Apresentação do documentário
“Nazarenos nos Mares do Fim do Mundo”

Data: 30 junho 2018 | 15h30 |
Local: Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Sítio da Nazaré


No dia 30 de junho, pelas 15h30, no Salão Nobre do Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, será apresentado o documentário “Nazarenos nos Mares do Fim do Mundo”, uma recolha de depoimentos de pescadores da Nazaré que foram à pesca do bacalhau entre os anos 1950 e 1970.

As condições de trabalho a bordo, as relações laborais, os rendimentos auferidos, a ausência, a saudade da família, os impactos na vida de pescadores e famílias causados por ausências prolongadas, são os focos centrais que o documentário visa explorar e evidenciar, registando assim testemunhos tocantes por quem “habitou a barriga dos navios nos mares do fim do mundo”.

Este filme, produzido no âmbito do “Nazaré Marés de Maio 2018”, articula-se com a instalação artística “Heróis ou Mercadoria?”, da autoria de João Delgado, que esteve patente na Praça Sousa Oliveira, entre 5 e 20 de maio, e no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, entre 21 e 31 de maio.

Segundo João Delgado, “fundamentalmente, este trabalho é dedicado a todos os pescadores da Nazaré que andaram na Pesca do Bacalhau. Neste primeiro trabalho conversámos com alguns desses homens e neles reside a representação das muitas centenas de nazarenos que andaram nas águas gélidas do mar do Norte.
Importa fazer uma dedicatória especial à Mútua dos Pescadores, pelo muito que tem feito na defesa das Pescas nacionais e pela preservação e valorização da cultura Marítima.
Só são possíveis, hoje, estas abordagens e reflexões porque durante muitos anos ouvi vezes sem conta, histórias que agora são devolvidas com novas roupagens. Essas “matérias por lapidar” foram-me chegando, pelos homens do mar que me são mais chegados. É muito especialmente também para eles este trabalho: Carlos Alberto Delgado, Guilherme Trindade, Acácio Delgado, Joaquim Alberto Delgado e Guilherme Ramiro Trindade”.


Apresentação inserida na programação do “Nazaré Marés de Maio 2018” e do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

Visualize o Trailer de apresentação do documentário "Nazarenos nos Mares do Fim do Mundo".

 

Nazarenos nos Mares fim do mundo junho2018


Produção: Mútua dos Pescadores - Mútua de Seguros, C.R.L., Casas do Quico, Museu Dr. Joaquim Manso - Museu da Nazaré e Câmara Municipal da Nazaré
Apoio: Nazaré Marés de Maio - Associação de Desenvolvimento Integrado da Nazaré e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Música: Abílliu's

Contactos:
Nazaré Marés de Maio
nazaremaresdemaio@gmail.com

Data: 30/06/2018 a 30/06/2018

Local: Nazaré

Publicação: 25-06-2018

Categorias

Partilhar