Dia Internacional dos Museus

Voltar

Bonecas tradicionais da Europa. "Becoming Europolitans - experiencing cultural diversity”

Divulgação virtual no Facebook do Museu Dr. Joaquim Manso

18 de maio 2020 | 10 horas


Numa parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e o Agrupamento de Escolas da Nazaré, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, pelas 10 horas, no Facebook do Museu, iremos "inaugurar" a apresentação virtual de “Bonecas tradicionais da Europa”.

Esta exposição insere-se no projeto "Erasmus+ Becoming Europolitans - experiencing cultural diversity", dinamizado pelo Agrupamento de Escolas da Nazaré e que, em fevereiro, trouxe ao Museu Dr. Joaquim Manso cerca de 40 jovens de escolas da Polónia, Letónia, Alemanha, Chipre, Macedónia e Nazaré, para conhecerem as tradições desta vila à beira-mar e partilharem também as suas culturas locais.

Nesta visita, o Museu organizou um workshop sobre o traje e as bonecas tradicionais da Nazaré, com base na maleta pedagógica "Como se veste a Nazaré?", e os alunos foram desafiados a produzir mini-algibeiras em tecido, que puderam levar como recordação do projeto e do Museu.

Por fim, os professores dos vários países europeus participantes apresentaram também as suas Bonecas tradicionais. São estas bonecas que daremos a conhecer no Dia Internacional dos Museus, numa exposição virtual divulgada no Facebook do Museu Dr. Joaquim Manso.

É deste modo que pretendemos comemorar convosco o Dia Internacional dos Museus 2020, este ano dedicado ao tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”: com os testemunhos dos jovens e dando a conhecer as tradições ainda presentes nas vivências comunitárias de pequenas localidades da Europa.

Conhecer, Valorizar e Preservar as Tradições para...

… nos Identificarmos como Comunidade

... respeitarmos as Diferenças e a Diversidade Cultural

… contribuirmos para a Inclusão de todos

... crescermos como Cidadãos Conscientes e Ativos!

 

 

bonecas tradicionais

Data: 18/05/2020 a 18/05/2020

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 15-05-2020

Categorias

Partilhar