Voltar

À Mesa nos Museus | Dia Nacional da Gastronomia 2019

 

Este ano, o Dia Nacional da Gastronomia celebra-se em Viseu, entre os dias 8 e 10 de junho. Entre a programação diversificada, desenvolve-se a iniciativa "À Mesa nos Museus", que convida a admirar o espólio dos museus portugueses relacionado com a Gastronomia.

O Museu Dr. Joaquim Manso respondeu ao desafio da organização e destaca, para este evento, a miniatura do BARCO DE ARTE XÁVEGA "PERDIDO", emblemático de um tipo de pesca artesanal que, durante anos, sobretudo na primavera e no verão, marcou a economia nazarena.

A rede era colocada no mar em vários “lances”, com o auxílio desta embarcação de proa pontiaguda e fundo chato. Hora e meia depois, iniciava-se o alar da rede – duas filas de homens e mulheres puxavam as suas cordas e arrastavam o saco pela areia acima. Em xalavares ou lavadeiros, o peixe (sobretudo carapau) era depois transportado para a lota.
Hoje, este tipo de “pesca de arrasto” já não se realiza na Nazaré, embora se continue a praticar em algumas praias da costa portuguesa, com especificidades que variam de região para região.

Mais informação sobre este objeto pode ser consultada em MatrizNet.

perdido

 

 

Nota: O Museu Dr. Joaquim Manso encontra-se encerrado aos fins-de-semana, mas pode consultar informação sobre o objeto on-line ou visitar-nos durante as semanas de 4 a 7 e 11 a 14 de junho.

à mesa nos museus

A 4ª edição do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa acontece durante os dias 8 e 9 de junho de 2019, no Solar do Vinho do Dão.
Mais informação em:
https://www.diadagastronomia.pt/
https://www.diadagastronomia.pt/programa

Data: 08/06/2019 a 10/06/2019

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 30-05-2019

Categorias

Partilhar