Voltar

No passado mês de janeiro foi publicado mais um número da Revista online Al-madan, uma publicação dedicada à arqueologia, património e história, que inclui três artigos produzidos pela equipa do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Maria João Coelho e Catarina Cunha Leal são as autoras do primeiro artigo “D. Maria de Menezes: um caso de vida e de morte no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha”, que retrata o caso do único indivíduo escavado que foi possível identificar, através da inscrição da sua laje tumular. Trata-se de uma mulher que teria mais de 50 anos quando morreu, pelos elementos recolhidos pensa-se que esta será D. Maria de Menezes, abadessa do Convento entre 1520 e 1529.

Segue-se “Memórias da China Imperial – porcelana chinesa de Santa Clara-a-Velha de Coimbra”, escrito pelas mesmas autoras, um artigo que apresenta 48 peças datadas da Dinastia Ming (1368-1644) pertencentes à comunidade conventual feminina. Estes exemplares evidenciam o estatuto social das Clarissas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Por fim, o terceiro artigo “O Sagrado e o Profano nos Azeviches de Santa Clara-a-Velha”, escrito por Catarina Cunha Leal e Maria do Céu Santos, aborda a presença do azeviche, considerada taumatúrgica, dentro da clausura. A utilização de objetos em azeviche, alguns sob a forma de amuletos reflete, por parte da população conventual, a necessidade de recorrer a uma forma de proteção (supersticiosa) que supera a fé católica.

A publicação destes artigos na Revista online Al-madan conferem a importância do espólio arqueológico do antigo mosteiro, que se encontra “de portas abertas” à comunidade do país e da região e à comunidade académica e científica que conta hoje com uma Sala de Investigação aberta neste espaço.

Data:

Local: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | Coimbra

Publicação: 23-03-2022

Categorias

Partilhar