Mosteiro de Santa Clara-a-Velha celebra futuro sustentável na Noite Europeia dos Museus

Voltar

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha celebra futuro sustentável na Noite Europeia dos Museus

No próximo sábado (13 de maio), o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha convida a celebrar a Noite Europeia dos Museus neste local histórico e emblemático da cidade de Coimbra, oferecendo uma experiência cultural única e inesquecível.

10h30 | 14h30
Oficina: HORTA MONÁSTICA SUSTENTÁVEL
A existência de hortas no perímetro monástico é referida na Regra de Santa Clara como sendo uma das poucas propriedades que um convento pode ter. No Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a presença de um espaço de cultivo é comprovada pela referência a uma “horta do mosteiro” em vários documentos antigos. Através de sementes e pólenes foi possível descobrir algumas espécies de plantas aqui cultivadas, como a camomila, o tomilho e os orégãos, usadas na confeção de alimentos ou na botica.
Assim, recorrendo ao uso de sementes de espécies identificadas neste Mosteiro e numa tentativa de sensibilizar os mais novos para a importância da preservação da natureza e da sustentabilidade dos ecossistemas, esta atividade desafia-os a criarem as suas próprias hortas de plantas aromáticas com materiais sustentáveis.
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos
Nota: Aconselhamos que tragam uma garrafa de água, chapéu e roupa prática.


11h15 | 15h15
Oficina: O SABER DOS NOSSOS AVÓS
Quer por herança, quer por ser aquela compra feita numa feira de antiguidades, todos temos em casa peças antigas que gostaríamos de as manter em bom estado de conservação, bem como, a manutenção de alguns bens utilitários do dia-a-dia. Quando falamos em bom estado de conservação, falamos em conservar e preservar, não restaurar, deixando-se essa tarefa para os técnicos da área. Nesta oficina as intervenções serão mínimas e com materiais compatíveis e reversíveis, pretendendo oferecer ao público em geral, a informação sobre os instrumentos e as ferramentas para a preservação das peças com o que faz parte das nossas dispensas e que são saberes transmitidos pelos nossos antepassados.
Nota: Cada participante pode trazer uma peça que deseje preservar desde que seja de pequenas dimensões (ex. peças de madeira, ou couro, ou metal, ou cerâmica, ou têxtil, ferramentas, fotografias, entre outris.)


21h | 22h
Visita guiada. O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA RUÍNA
Ao longo do percurso o participante é convidado a conhecer o impacto do clima e das alterações climáticas no património através do exemplo prático do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Nesta visita multidisciplinar serão ainda contadas algumas das histórias mais curiosas de Santa Clara-a-Velha e das suas Clarissas.

 

📣 Todas as atividades são gratuitas com inscrição prévia.
☎️ 239 801 160 | 📧 mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt

Data: 13/05/2023 a 13/05/2023

Local: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra)

Publicação: 09-05-2023

Categorias

Partilhar